sábado, 7 de janeiro de 2023

Catálogo da Semana: Volkswagen Kombi (1964)

Estive aqui a ler as últimas postagens e vi que peguei um pouco pesado com a Kombi. Mas não é por mal: o carro é ótimo, utilitário válido e muito engenhoso; porém, com o inexorável correr dos anos, a perua perdeu a sua modernidade e outras soluções apareceram, mais rentes com as preocupações de consumo, segurança e tecnologia. Como disse anteriormente, a Fiorino trouxe um conceito acertadíssimo e provou que seria possível ser útil gastando menos do que a Kombi.

Apesar das necessárias restrições quanto à idade do projeto - e elas se revelam na segurança e no consumo pouco contido de combustível -, seria uma enorme injustiça negar que a Kombi foi um dos melhores veículos utilitários de todos os tempos. Para além da confiabilidade que a Volkswagen habilmente construiu por meio de sólida propaganda, qualidade construtiva e alta capilaridade na distribuição de peças e concessionários, a Kombi poderia ter muitos usos para muitas outras atividades. Que o diga o folheto que a fábrica divulgou no ano de 1964, gentilmente digitalizado pela Anfavea e cuja íntegra segue abaixo:











Seria ingenuidade usar a Kombi como carro de transporte de valores (seria facilmente arrombada pelos gatunos atuais) e eu nunca a vi a apoiar a operação dos bombeiros (não farei a piada do incêndio) ou no auxílio da extração de leite; mas as possibilidades são as mais variadas e basicamente se limitam à imaginação. E na minha curta experiência guiando uma dessas, chega a ser divertido ter uma Kombi para dar umas voltas e até mesmo defender o pão de cada dia...

Um comentário:

  1. Um utilitário realmente muito versátil, em que pesem algumas desvantagens diante de modelos mais recentes. Quanto à segurança, agora que até a moto Royal Enfield Classic tem freios ABS, essa seria a minha única objeção à Kombi para um uso atual, tendo em vista que o motor e o câmbio ainda poderiam ser substituídos por outro conjunto mais adequado às necessidades e preferências dos operadores atuais. E tendo em vista o tamanho menos exagerado que alguns modelos de capacidade de carga semelhante, a Kombi ainda é muito conveniente no uso urbano, tanto que em Porto Alegre se vê uma quantidade maior que em Florianópolis efetivamente a trabalho, embora as campervans tenham reacendido o interesse pela Kombi no litoral de Santa Catarina.

    ResponderExcluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!