sábado, 14 de janeiro de 2023

Catálogo da Semana: Mercedes-Benz L/LK/LS-1113 (1971)

Mercedes-Benz L-1113. Não preciso dizer muito mais do que isso para descrever este cargueiro. Não era o mais moderno, não tinha a potência dos Scania-Vabis ou a redução que usualmente equipava os FNM, mas nada disso importa. Até hoje é sinônimo de caminhão médio, valente e que roda a fio por anos e pelas estradas a garantir o transporte de variadas cargas e a sustentar muitas famílias. Pra mim, guardadas as devidas proporções, o DC-3 representa à indústria da aviação o mesmo que o 1113 para nós significa, nem vou gastar muitas palavras para descrever o clássico onze-treze.

Faço melhor proveito ao apresentar a vocês este interessante catálogo em côres impresso pela Mercedes-Benz em 1971 (notem o padrão gramatical adotado sòmente até aquêle ano) com todo capricho e que foi gentilmente digitalizado pela Anfavea, a quem renovamos o agradecimento por divulgá-lo:












Mas ao final da postagem me dá certo remorso por não ter escrito muito. Não que eu dia lá alguma coisa que se aproveite; entretanto, penso que é legal traduzir a vocês o que significa a sopa de letras que compõem os nomes dos antigos caminhões desta geração: L - Lastwagen (caminhão, em alemão); S- Sattelschlepper (cavalo-mecânico, em tradução aproximada do alemão); A - Allradantrieb (tração em todas as rodas, em alemão) e K - Kipper (basculante, em alemão). Quanto aos números, os primeiros indicam o PBT (peso bruto total) que o veículo suporta e os dois últimos a potência aproximada.

Vejamos: LAK-1113 (caminhão basculante com tração integral, com onze toneladas de peso bruto total e potência de 130 cv), LS-1313 (caminhão do tipo cavalo-mecânico com treze toneladas de peso bruto total e potência de 130cv) e por ai vai... Ou você achava que a sopa de letrinhas não tinha sentido?

Um comentário:

  1. Essa geração AGL de um modo geral foi marcante tanto no Brasil quanto no exterior, embora o 1113 acabe sendo o mais lembrado no Brasil quando se menciona a linha tão icônica e ainda marcando uma presença nas ruas, estradas e em operações fora-de-estrada também.

    ResponderExcluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!