sábado, 17 de dezembro de 2022

Catálogo da semana: Volkswagen Passat Special (1985)

Se o Santana foi o produto mais interessante que a Volkswagen lançou na década de 1980, na minha modesta - e irrelevante - opinião, o Passat merece o título de maior novidade da fábrica na década anterior. Não apenas pela tremenda quebra de paradigma (muito necessária), mas pela arejada novidade em termos de mercado nacional, tanto que envelheceu os concorrentes quando veio ao mundo em 1974. E o que dizer da alta variedade de versões, desde a LSE de quatro portas (a mais cara da Volks de então) até a esportiva TS, logicamente passando pelas mais básicas.

Falamos, dia desses, da versão Surf - cuja pobreza, por assim dizer, foi habilmente superada por uma roupagem mais esportiva e jovem -, mas hoje é dia de lembrar do Passat mais barato para o ano de 1985, a versão Special. De especial, bem, não tinha muita coisa - talvez o preço -, mas ao menos não perdia as muitas boas características da linha Passat, como podemos ver do catálogo que a Anfavea gentilmente nos disponibilizou:



A lista de opcionais não é das mais amplas - embora a simplicidade não tenha impedido o Passat Special de ter itens muito necessários além dos obrigatórios por lei, como a chave no tanque de combustível, espelho interno antiofuscante, marcador de temperatura e espelho de vaidade no para-sol direito, estes últimos que meu Mille 1993 não conta. Fora que o visual do Special, sem a profusão de cromados é muito mais sóbrio, sobretudo quando recebe a cor preta, outra vantagem da simplicidade que vai além do menor custo inicial de aquisição.

6 comentários:

  1. Cheguei a ver um Passat Special '84 branco em Porto Alegre meses atrás, próximo ao Parcão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito anos não vejo um desses; Passat, por aqui, está quase em extinção... Agora bateu saudade do LSE azul e interior cinza que meu tio teve, ar-condicionado gelado e bastante conforto interno.

      Excluir
    2. Entre a metade de julho de 2019 e faltando poucos dias para o fim de 2021 eu passei um tempo no Saco dos Limões, minha mãe mora lá, e de vez em quando eu via um Passat Iraque azul no aterro.

      Excluir
    3. O LSE azul com interior cinza é a combinação mais discreta e sóbria (apesar do vermelho não me desagradar), há muito não vejo um destes, mesmo.

      Excluir
  2. Esses folhetos e catálogos de época são o máximo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, sim!
      A Anfavea não mais os divulga no site, mas, por sorte, salvei tudo o que consegui enquanto estavam no ar, aos poucos vou publicando aqui, volte sempre!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!