sábado, 24 de dezembro de 2022

Revista Panorama: dezembro/1993

Hoje é Natal e por isso pensei em algo que fosse interessante pra publicar aqui. Não digo que se trata de um presente propriamente dito - presente, pra mim, é ter a sua visita aqui neste espaço -, mas um material que fosse muito relevante e que por anos procurei até achar. E ao vascular o acervo da Anfavea (hoje já fora do ar, infelizmente), tropecei, muito sem querer, com a íntegra da revista Panorama de dezembro de 1993, justamente a edição que comemora, por assim dizer, o término da produção do Chevette.

"Todas as coisas têm seu o seu tempo e função", disse o saudoso Andre Beer ao se despedir do pequeno sedã. É perfeitamente compreensível que o já veterano Chevette, com seus vinte anos de mercado, tivesse de sair para que outro sucesso nascesse, o Corsa. Mas isso não deixa de trazer na gente aquela sensação de nostalgia, por assim dizer: afinal de contas, um DL 1992 cinza austin fez parte da minha infância e apesar de reconhecer o Corsa como um excelente sucessor (e teria fácil um destes até hoje), o Chevette é aquele carro que estará sempre em minhas mais ternas memórias.

E acredito que o pessoal da GMB compartilhava da mesma visão - ou ao menos parte desse respeito afetuoso pelo projeto que vendeu muito em vinte duros anos de mercado -, pois a edição da Panorama foi bem caprichada e totalmente dedicada ao veterano que deixou de rodar; a íntegra, cortesia da Anfavea a quem sempre agradecemos, segue abaixo:















Ano que vem comemoraremos os cinquenta anos de lançamento do Chevette e os trinta de sua saída de linha; nessas horas percebo que a vida passa rápido, num átimo...

7 comentários:

  1. Estava vindo aqui para ver novamente os manuais do Chevette e dou de cara com essa revista Panorama sensacional!! Obrigado pela postagem. Foi um belo presente de Natal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, caro(a) anônimo(a), o blog está às ordens e vamos compartilhando nossos guardados para quem gosta deste vasto universo chamado automóvel.
      Abraço!

      Excluir
  2. Acho que cheguei a mencionar um Chevette Junior '92 que eu vi perto de casa recentemente. Realmente o Chevette de um modo geral foi um modelo marcante para o Brasil, e o Corsa naturalmente assimilou bem a função de reafirmar a Chevrolet e representar uma revolução entre os carros populares. A propósito: um dia desses vi um Corsa Wind '94 todo original ainda com o logotipo da antiga concessionária CGA, que diga-se de passagem foi onde o meu avô paterno comprou os 2 últimos carros que teve em vida, o Corsa hatch '97 que substituiu o Escort Hobby e um Corsa Milenium sedan em 2001.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem mesmo vi um Junior branco, não exatamente original, mas ainda honesto, estacionado em Palhoça, perto da Praia de Fora. E não é raro ver aqui um Chevrolet que tenha o emblema da CGA, este que, por sinal, é bem agradável e belo.

      Excluir
    2. Realmente, a princípio seria mais fácil ver um Chevrolet com emblema da CGA na região de Florianópolis que um com emblema da Hoepcke na República Rio-Grandense. Tem ainda muito preconceito com "placa M" entre quem compra carros usados, em que pese ter muito carro vindo de São Paulo e Rio de Janeiro. E realmente, o emblema da CGA é bonito. Até o prédio da CGA se não tivesse sido mal cuidado ainda estaria também muito bonito, em que pese aquele entorno do viaduto da Conceição ser entregue às traças mesmo.

      Excluir
  3. Ótimo resgate sobre o chevette e sobre a revista PANORAMA! Alguém tem para venda ou troca exemplares dessa revista, com matérias sobre o piloto Carlos Cunha e seus feitos acrobáticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até disponho de algumas Panorama em acervo, mas nenhuma delas com matéria sobre o Carlos Cunha (que, por sinal, usou por longos anos os carros da Chevrolet e até hoje é fortemente ligado à marca). Grato pela visita!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!