Não sou da área da engenharia ou da mecânica; sou apenas um entusiasta com uma crônica e incurável curiosidade em melhor conhecer os veículos em seus aspectos históricos, técnicos e dinâmicos. Então, tudo o que se relaciona ao tema automotor tem um espaço nas minhas poucas horas de folga: e assunto e tema pra aprender não faltam!
Dia desses, ao revirar o meu baú, encontrei uma reportagem bastante interessante publicada na edição n. 2 da extinta revista Oficina Quatro Rodas (do bimestre novembro/dezembro de 1972), na qual pude ser uma explicação bastante interessante sobre um dos recursos empregados pelo Opala SS desde o lançamento, o diferencial autoblocante:
Nesse caso, está mais para um diferencial de deslizamento limitado que para um bloqueio propriamente dito.
ResponderExcluirO caso da Volkswagen é mais pelas caixas de redução do que um diferencial "travante", porque os semi-eixos já estão ligados diretamente na caixa de marchas (como nos carros compactos de tração dianteira e motor dianteiro). Tanto é assim que as Kombi com diferencial "travante", na verdade, tem caixas de redução pra cada cubo de roda. Você puxa uma alavanca no interior do carro pra fazer a conexão entre essas caixas de redução e o câmbio. O sistema tem o funcionamento igual ao sistema Locker da Fiat, que foi lançado pra linha Palio/Idea/Dobló/Strada Adventure só que em 2010 tudo é controlado por módulo eletrônico e sensores numa precisão além do absurdo.
ResponderExcluirNo Opala era só um diferencial de deslizamento limitado. Era mais pra segurar a velocidade nas curvas do que melhorar a arrancada. Eu sempre gostei de competição de Turismo, nunca me interessei por arrancada. Entendo mais de curvas do que de retas. No entanto, sempre soube que o pessoal soldava o diferencial standard pra ligar as duas rodas na hora de meter o pé. O problema ficava na volta pra casa, com aqueles pneus comendo e cantando mais do que o normal. Eu mesmo recomendo mais comprar um LSD do que ficar soldando um diferencial original que já compensa bastante essas imperfeições das nossas estradas.