sábado, 5 de novembro de 2022

Teste da semana: Chevette Hatch (1979)

Nós já falamos em oportunidades anteriores sobre o lançamento da versão hatch do Chevette; aqui o pessoal costuma chamá-lo de codorna, graças ao desenho da traseira guardar certa semelhança com aquela simpática ave galiforme pertencente ao gênero Coturnix. Não lembro de ver muitos deles na infância, a não ser um inesquecível S/R cujo dono vendia iogurte e sorvete no já distante verão de 1995 e outro bege, das primeiras safras, bastante inteiro e que o proprietário usava para pescar em rios próximos. 

A diferença mais óbvia entre a versão hatch é a traseira truncada e o fato de a tampa de trás se abrir junto do vidro (do que resulta no termo "três portas", não muito adequado porque usualmente não se entra pelo carro pelo bagageiro), mas para o novo desenho até o tanque de combustível teve de se mudar para baixo do assoalho, além de outras modificações pontuais e bem importantes.

Não se trata de um carro muito espaçoso (o Uno nada de braçada nesse quesito), mas era valente, ágil e conservava as virtudes (e defeitos) gerais da linha sedã/cupê, como podemos ler da primorosa avaliação que o Paulo Celso Facin - o PCF da nossa querida Motor-3 - feita para edição n. 182 da revista Auto Esporte (edição de dezembro de 1979), com imagens de Saulo Mazzoni:




Reconheço que a digitalização não ficou muito boa (a lombada da revista estava muito presa à borda esquerda da página e não queria estragar a encadernação), mas os amáveis leitores certamente perdoarão esta limitação.



Pessoalmente, a versão sedã é mais adequada ao uso que geralmente faço do automóvel (pois preciso de porta-malas mais amplo); porém, sempre achei muito interessante o desenho dos hatch de primeira geração (1980-1982) e se pudesse, certamente teria um. S/R, de preferência.

10 comentários:

  1. Ultimamente tem sido mais raro ver um Chevette hatch, embora o sedan ainda seja muito fácil de ver em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão ficando bem raros, o Hatch pós-1983 então... Sumiram todos, acho que a maioria se perdeu, fora que já não vendiam mais tanto, uma pena mesmo.

      Excluir
  2. E passados mais de 40 anos, lá estão os bancos do tipo "sarcófago" novamente nos Onix...
    Quando o Up! foi lançado com esses bancos já pressentia que essa economia de palito voltaria novamente nos carros populares.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente eu ando num Corsa Super, 1997, hatch. É o carro da minha mãe. Eu consigo enfiar ele em basicamente qualquer lugar que eu queira e ainda economizo uma boa gasolina, fazendo meus 13 km por litro na cidade. É quase a mesma coisa de andar no Chevette hatch. Como o Chevette ainda é de concepção RWD, a ergonomia do espaço interno fica a desejar (já entrei e manobrei um Chevette do meu vizinho). No entanto, o ponto da estabilidade ser ligeiramente melhor, tem a ver com o peso maior ser bem distribuído numa carroceria menor que a do sedan. O carro fica mais justo pra entrar nas curvas.

    Eu não vejo diferenças gritantes na concepção de Corsa e Chevette. Ambos são, a grosso modo, o mesmo carro, a mesma ideia de um city car europeu. Quando originais e rodando nas melhores condições, satisfazem até o mais agudo dos motoristas que exige um veículo compacto e prático para o dia-a-dia. Embora algumas pessoas mais chatas aleguem que "só carros grandes são bons", eu não consigo ver muitas dessas pessoas rodando com essas barcas no dia-a-dia.

    Até porque, com gasolina ainda custando em média uns R$ 4,50 e rodando o mínimo de 10 km na cidade, fica complicado encontrar um automóvel grande que feche essa conta. A não ser que você seja um estudante universitário, um Opala/Galaxie/Dart não vai ser de grande utilidade. Oh-là-là... la realité!

    ResponderExcluir
  4. O que você faz para deixar as edições de avaliações por exemplo (auto esporte) (quatro rodas) e os folders e propagandas em alta qualidade?
    Você caça na internet ou você restaura?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as avaliações que temos em melhor qualidade foram digitalizadas de revistas que tínhamos no nosso acervo, alguns folders (maioria deles) são de sites que procuro na internet, todos devidamente citados nas postagens.

      Posso deixar como dicas o Love to Acelerate, Old Cars Manual Project, o Free Brochure Car Project, são sites muito bons com excelentes materiais em alta definição!

      Grato pela visita!

      Excluir
    2. Que tal "acervo" é esse citado???

      Excluir
    3. O acervo a que me referi era composto por uma razoável coleção de revistas de automóveis que tive por longos anos (e me desfiz por falta de tempo e espaço), eu digitalizava as matérias que pensava ser interessantes e publicava aqui.

      Excluir
  5. Você consegue me dizer o nome??
    Eu quero esse acervo (tentar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por muitos anos colecionei revistas Quatro Rodas, Auto Esporte, Motor-3, Super Auto, 4x4, Motor Show , Oficina Mecânica, Auto e Técnica e outras do mesmo ramo.

      Frequentei muitos anos os sebos daqui da região e comprei muitas revistas pelo Mercado Livre, OLX e Estante Virtual, além de ganhar algumas de presente dos amigos que sabiam do meu gosto por veículos. As revistas valorizaram muito nos últimos anos (no ano 2000 eu as comprava por 40, 50 centavos), mas com procura você acha edições razoáveis por preços justos.

      Mas a falta de tempo e de espaço me obrigaram a vender quase todas, muitas delas eu digitalizei reportagens interessantes, estas que pretendo postar por aqui. E se você pretende formar um acervo, sugiro colecionar revistas e acompanhar páginas como este Blog que juntam matérias, sites especializados geralmente oferecem cópias de matérias e por ai vai... Não sei se você tem um interesse específico em um veículo em particular, mas desejo sorte na sua empreitada. E continue sintonizado, pretendo retornar em breve a publicar matérias interessantes por aqui.

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!