terça-feira, 23 de novembro de 2021

Uma Kombi em 18 prestações (1979)

Quando comprei meu primeiro veículo, isso lá nos idos de 2015, paguei a entrada e pedalei o saldo devedor em intermináveis 48 parcelas. Claro, foi uma péssima decisão porque a financiadora ganhou outro veículo só nos juros bancários, mas, na empolgação, pensei que tinha feito o melhor negócio da vida... Melhorou muito quando descobri que a quilometragem do meu Mille Economy 2013 branco branchisa foi adulterada para bem menos e diversas falhas mecânicas surgiram daí.

Mas não vou aqui me lamentar (tenho até saudade daquele interessante Mille, curada com o meu atual Mille Eletronic 1993 vermelho montecarlo), mas lembrar que em tempos idos você não dispunha de muitas opções de parcelamento: 48 parcelas, bem, só em sonho, pois os prazos mais dilatados para pagamento eram apenas para a aquisição da casa própria, em tempos do extinto BNH. Por isso, quem desejava comprar um veículo novo para o trabalho, por exemplo, tinha de reservar um bom capital ou ter um banco muito parceiro, porque não era tão fácil o parcelamento.

A peça publicitária é cortesia do excelente blog Memórias Oswaldo Hernandez, que muito recomendamos a visita

Por isso, a Volkswagen, sempre astuta, aproveitou a permissão governamental (presumo) para oferecer aos seus potenciais clientes a oportunidade de adquirir uma Kombi Standard, Kombi Furgão e Kombi Pick-up (veículos vocacionados ao trabalho duro, sem luxo) mediante o pagamento de 18 parcelas. Sim, ano e meio pra pagar. Acha pouco? Em 1979 não era, não!

No final dos anos 1970, as coisas não estavam fáceis (não que agora estejam...), por isso a possibilidade de parcelar um utilitário para ajudar no trabalho era algo a se comemorar...

3 comentários:

  1. E hoje quando até as pick-ups compactas são vendidas a peso de ouro, alçadas da condição de utilitários austeros a outra como veículos representativos de um "estilo de vida" aventureiro tal qual os SUVs, já fica ainda mais complicado para quem priorize um aspecto essencialmente funcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!
      Por curiosidade, fui até o site da Volks e usei aquele aplicativo para configurar a versão desejada do veículo escolhido. Escolhi a Saveiro (digamos que é mais parecida com a Kombi do que uma Amarok o é) e uma standard, cor branca, sai por módicos R$ 75.490,00. Com aquele pacote enorme e caro de opcionais (aquele pacotão empurrado goela abaixo) o preço da picape vai para R$ 84.270,00.

      Ainda curioso, fui no site da Fiat e montei uma Strada de cabine simples (ou "cabine plus", como chamam), motor 1,4 e acabamento mais simples, na cor vermelho montecarlo (a mesma do meu Uno 1993/1994 e que custa 900 mangos): R$ 89.190,00, além dos R$ 270,00 por um protetor de cárter que a picapinha não tem!

      Por fim, passei no site da Chevrolet e vi que uma S10 cabina dupla (a simples não é mais vendida!) 4x4 diesel mais barata passa de duzentos mil reais.

      Meu amigo, tá tudo caro!

      Excluir
    2. Ainda vendem S10 de cabine simples, mas achar uma nova hoje é como procurar agulha em palheiro. Mas a maioria das que eu vi era de terceirizadas que prestam serviços para empresas de eletricidade.

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!