sábado, 27 de março de 2021

Ford F-21000 (1981)

A Ford caminhões hoje é apenas lembrança de nosso passado fabril; aliás, própria a montagem de veículos pela Ford nacional também virou história, levando consigo milhares de empregos e esperanças. Mas há quarenta anos atrás (como vimos em postagem anterior, com o Del Rey) a marca americana parecia mais dinâmica e próspera, tanto que em 1980 tratou de lançar o Ford F-21000, caminhão com terceiro eixo de apoio na traseira, na medida para concorrer com o quase onipresente Mercedes-Benz 2013.

A novidade da fábrica do oval não passou em brancas nuvens pela imprensa especializada - a revista O Carreteiro, antiga referência sobre o tema, tratou de testar a novidade, cujas impressões e resultados foram publicadas na edição n. 81, de janeiro de 1981, cuja íntegra abaixo publicamos:




O Ford F-21000 tinha suas virtudes, era bom, econômico e com uma cabine até confortável, mas pecava pela ausência do necessário freio-motor, especialmente útil em descidas prolongadas com carga plena. Pena, pois, apesar de tantos predicados, o Fordão - que naquele mesmo ano de 1981 viu chegar o seu irmão quase gêmeo, o Ford F-22000 6x4 - não conseguiu nem chegar perto do sucesso dos Mercedes-Benz e, ao que parece, foi descontinuado em 1985. Entretanto, não é raro ver um destes rodando por ai em busca do pão de cada dia...

8 comentários:

  1. A meu ver, o fechamento da fábrica de caminhões foi um tiro no pé, até porque a maior demanda por logística com a expansão do e-commerce teria sido uma boa oportunidade para fazer um maior volume de vendas.

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    1. Concordo!
      Esse "desinvestimento" da Ford no Brasil foi inquietante, pois a fábrica poderia ter investido mais e continuado a aperfeiçoar os seus produtos - aqui em SC tem muita gente que usa a linha Cargo e até mesmo vejo um F-120000 carregando bebidas todos os dias. Faltou vontade da Ford, mesmo...

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    2. F-12000 carregando bebidas é algo que eu não vejo mais, embora até 2013 um que havia pertencido à Vonpar estava sendo usado por um depósito de água e gás entre o centro de Porto Alegre e o Bom Fim.

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    3. Há tempos quero fotografar esse Ford (que tem carroçaria de madeira, tipo aberta), mas o bicho é ensaboado e sempre me foge. Mas roda sempre, o motor MWM com ronco muito afinado e em bom estado geral, dá gosto de ver!

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  2. Acho super interessante essas revistas antigas de O Carreteiro. Eu ate tinha esse exemplar e mais alguns antigos. Mas hoje não tenho mais, mas quando encontro pra comprar eu adquiro

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    1. Ah, sim, essas O Carreteiro são muito interessantes, mas são um bocado raras, sobretudo as antigas. Vale a pena sempre comprar quando se acha!
      Grato pela visita, volte sempre

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  3. Um dia desses eu vi um Fordão que na prática de Ford mesmo tinha só a cabine, adaptado com tudo de algum Mercedes-Benz já. Até me surpreende porque o motor MWM da série 229 é com a devida licença poética quase um AP da linha média a pesada.

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    1. A comparação é muito válida, os MWM da Série 229 são excelentes, duráveis e têm a mesma boa reputação dos AP da Volkswagen. Não sei o motivo de terem substituído por uma mecânica Mercedes - aliás, nunca vi um caminhão MB com outra mecânica a não ser a da marca -, o MWM dura a vida inteira e mais algumas décadas quando é bem cuidado.
      Grato pela visita!

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