sábado, 13 de março de 2021

Teste técnico: Opala SS4 (1977)

O Opala SS4 - concebido pela Chevrolet um pouco antes de estourar a primeira onda de aumento da gasolina - é um dos esportivos mais interessantes de nossa história, automóvel até hoje muito valorizado e altamente desejável em coleções ou na garagem de entusiastas, apesar de a versão SS6 ser um tanto mais rápida e mais ainda desejada.

O esportivo com quatro cilindros adaptou-se bem às exigências do mercado e não demorou muito para que o rival Ford Maverick adotasse em sua versão GT o maravilhoso e moderno motor 2300 de quatro cilindros, daí porque não surpreende o fato de o SS4 ter sido alvo de diversas reportagens na época, inclusive esta avaliação feita por Cláudio Carsughi para a edição n. 200 da revista Quatro Rodas (publicada em março de 1977), matéria esta até bem conhecida dos entusiastas:



Mas a reportagem que talvez vocês não tenham lido é aquela publicada na edição n. 30 da revista Oficina Quatro Rodas (que foi às bancas em maio de 1977), publicação esta uma espécie de prima-irmã da famosa QR e que foi distribuída entre os anos de 1973 até meados de 1977. Nesta matéria com teor mais técnico, há o destaque ao fato de que parte da potência do 151-S se perdia no longo caminho entre o motor e as rodas; porém, o cupê esporte era até que econômico para aqueles tempos e apresentava boas virtudes de projeto:






Infelizmente, as circunstâncias do mercado - vendas decrescentes e preocupações com economia ascendentes - fizeram com que a Chevrolet (já atarefada com a gestação do Monza) encerrasse a produção da linha Opala/Caravan SS em 1980 - apesar de poucas, escassas unidades montadas já com as características da linha 1981. Mas, independentemente do ano, ter um Opala SS na garagem é garantia de bons passeios, sobretudo se for um SS6!

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