A ideia de um carro barato para os jovens não é exatamente recente, nem inédita: lá nos idos de 1972 da Chrysler lançou o Dodge SE, um Dart com acabamento mais simples, decoração viva (inclusive nas cores) e pintura diferenciada; em 1973, chegou a vez do Dodge 1800 SE, versão mais compacta do carro jovem da empresa. Logo depois, em 1977, a Gurgel bolou o Xavante Blue Jeans (que, sinceramente, nunca vimos pessoalmente); em 1978 veio o Chevette Jeans, carro do qual já nos ocupamos aqui e até com bastante profundidade.
Numa rápida consulta às memórias pude me lembrar de ao menos quatro carros com esta vocação jovem; o quinto deles, talvez o mais famoso, é o Passat Surf, lançado em 1978 pela Volks. O nome não poderia ser mais jovem (surf é uma coisa até hoje bastante atual); o acabamento também era: os estofados eram revestidos por um padrão quadriculado, os cromados eram pintados de preto, embora o interior fosse tão simples como o da versão mais barata L e os cintos de segurança, ao contrário de toda a linha, eram de dois pontos (do tipo diagonal), ao invés do de três pontas, muito mais seguro.
Mas nada parecia importar aos jovens de então, que aclamaram a versão desde o lançamento, cuja peça foi publicada pelo excelente blog memoriasoswaldohernandez.blogspot.
Era uma onda jovem, saca? |
A versão Surf veio pra ficar: recebeu a remodelação da linha 1979 e poderia ser comprada no seu concessionário Volkswagen predileto até setembro de 1981, ocasião em que a linha 1982 foi lançada, mas sem o Surf. Diria que o Passat Surf, que tinha um apelo mais jovem do que o próprio TS, foi um sucesso, tanto que foi homenageado pela Ford, que lançou o Corcel II Hobby em 1980. Difícil existir elogio mais sincero do que a reprodução, não acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!