segunda-feira, 15 de abril de 2019

Propaganda da Semana: Dodge Gran Sedan (1977)

Se você pudesse, por algum motivo, voltar exatos quarenta e dois anos no tempo, provavelmente  você veria um carrão como este Dodge Gran Sedan marrom iguaçu estacionado perto da entrada de um restaurante da moda, no estacionamento privativo de uma empresa ou mesmo guardado numa garagem de uma residência daquelas de alto padrão. 

É que, naqueles tempos, comprar um automóvel não era tão fácil como hoje (ou era tão fácil como há anos atrás), isso por uma série de fatores e de conjunções: se você tinha o privilégio de ter (e manter) um enorme veículo de luxo, ah, o seu cachê social seria dos mais altos.

Mas, se você é como eu que, para além de não dar a mínima importância para status e outras coisas colunáveis, gosta de carros antigos e confortáveis, pouco importando se são luxuosos ou não, o que realmente interessa é o quociente de diversão que este interessante Chrysler poderia oferecer a você, como podemos ver no anúncio abaixo, digitalizado do meu acervo de guardados:

Abaixo vemos um Dodge Dart branco valência e um Charger R/T vermelho veneza
O seguimento de carros luxuosos era bem concorrido: tínhamos o Ford Landau (a linha Galaxie num todo, na verdade), o Chevrolet Opala Comodoro, o Alfa Romeo 2300, além do simpático Gran Sedan e do Maverick Sedan LDO. Opções não faltavam para que tinha muitos milhares de cruzeiros...

Quanto ao possante Gran Sedan, é válido recordar que ele vinha com a mesma grade dos Charger R/T 1974 (com motivos quadriculados), calotas executadas em aço inox, pneus com faixa branca (sinal de requinte daquela época), teto de vinil combinando com a cor do interior, além dos emblemas e distintivos de praxe. Por dentro, o Gran Sedan tinha a mais do que o Dart de Luxo o acabamento mais refinado, contando com dois bancos inteiriços revestidos com generoso veludo acrílico, transmissão automática era opcional, assim como o ar-condicionado.

O motor era o saudável V-8 318, cuja ficha técnica eu nem preciso comentar: motor robusto, durável, com torque excelente e ampla margem para preparação, para quem queria desempenhos ainda maiores. Mas, particularmente, o Gran Sedan nem fica bacana com potência a mais: o bom dele é desfrutar, sem pressa, o conforto e o torque dos oito cilindros, características que não vemos há muitos anos em nosso mercado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!