segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Manual do Proprietário: Chevette 1973

Meu Chevette 1988, como quase todos os carros mais veteranos, veio sem manual do proprietário; mas eu, que sou um cara meio chato, talvez perfeccionista, e logo senti falta do bendito livreto. É que sem o livretinho, que mora (ou deveria morar) dentro do porta-luvas é super importante, talvez essencial para conhecer a fundo o veículo que manejamos.
 
Procurei no Mercado Livre e os preços não estava convidativos; além disso, nas buscas não achei o modelo correspondente ao ano de 1988. O manual que era o do Chevette do meu avô era do ano de 1992, que, apesar de quebrar o galho, não era o que eu precisava.
 
Aí eu resolvi escrever para a Chevrolet; mandei um e-mail e o pessoal da fábrica mais do que depressa me mandou uma cópia do livreto em pdf, imaginem a minha felicidade! E com uma certa cara de pau, mas sempre pensando em vocês, tornei a escrever para a fabricante, pedindo a enorme gentileza de compartilhar os manuais que eles eventualmente teriam em acervo.
 
E não é que eles me mandaram vários manuais! Sim, meus amigos, a Chevrolet foi super simpática e prestativa, uma boa surpresa num pais em que a história é, quase sempre, esquecida, até negada. Com a autorização deles, começo, a partir de hoje, a compartilhar os preciosos manuais, em formato jpeg, para facilitar a publicação neste espaço.
 
Hoje trago o de 1973, o primeiro manual da primeira série do simpático sedã da Chevrolet. Notem as particularidades daquele ano, a enorme (e delgada) entrada da admissão do filtro de ar do motor; da ausência, como item de série, do pisca-alerta, e das curiosas informações para os postos de gasolina, inclusive revelando o pequeno segredo do Chevy: o bocal do tanque de gasolina fica escondido na portinhola da coluna "c", do lado direito...
 
Enfim, sem mais delongas, apresento o manual COMPLETO, inclusive com os cupões da garantia da fábrica, que eram destacados e entregues ao concessionários. Divirtam-se!
 
 
 















































































 
 
 
Duas coisas precisam ser ditas ao fim desta postagem. A primeira delas é um grande agradecimento à General Motors do Brasil pela gentileza e preocupação de compartilhar estes manuais tão preciosos (e inéditos na internet) com os proprietários e fãs desse interessante modelo; a segunda menção que faço é um pedido: compartilhe o manual, mas não cobre por isso. Lembre-se que a fábrica o disponibilizou gratuitamente, como também faço, e a ideia deste espaço não é ganhar dinheiro com os materiais, mas fazer amigos e espalhar informações corretas e precisas.
 
E, por fim, uma promessa: logo trarei mais manuais pra gente ler e se divertir, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!