segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Propaganda da Semana: Ford-1000 (1979)

Tenho muita simpatia por utilitários, especialmente pelas picapes da linha Ford e Chevrolet. Não tem bem uma razão específica (fosse por gostar mais de uma marca, talvez tivesse de incluir na minha lista a Dodge D-100), mas, provavelmente, foi por ter visto muitas dessas picapes na infância, carregando muitos quilos nas costas ou mesmo transformadas em exóticas cabines-duplas, com desenho bem ao gosto dos anos de 1980-1990.
 
A Ford F-1000 é uma das que mais gosto, e ela tem uma história bem longa, pois a picapona já nasceu diretamente da já clássica F-100, mais precisamente no ano de 1979, ano deste catálogo digitalizado gentilmente pelo usuário Michel, do Flickr:
 
O motor a diesel tornava a picape altamente vocacionada ao trabalho duro.

O motor era moderno pra época; o interior era idêntico ao da F-100.
 
É que no final da década de 1970 as coisas não andavam fáceis para quem precisava da gasolina para se movimentar e transportar suas cargas/mercadorias. A crise do petróleo jogou o preço da gasosa lá nas alturas e o álcool demorou a se tornar uma realidade (e um pouco mais para se tornar uma alternativa viável e confiável),  por isso que, logo em 1975, já 1976, a F-100 passou a contar com um novo motor de quatro cilindros, mais econômico.
 
É que o possante motor V-8 até então empregado não era opção mais econômica para aqueles tempos; então, o jeito foi instalar o motor 2,3OHC, na época um coração muito moderno que já equipava o Maverick, mas que não parecia ser muito suficiente para as operações mais severas da picape, deixando a desejar no quesito força bruta.
 
Mas, para resolver este problema de força de forma definitiva, a solução da Ford foi providenciar um motor MWM (o D-229-4, de 83cv e 25,3 kgf/m de torque), a diesel, para empurrar a sólida picape, que, com o aumento da carga líquida transportável (quase dobrou em relação à F-100), mereceu até um novo nome: F-1000 (de 1000kg de capacidade de carga além do peso).
 
Nem preciso dizer que a F-1000 vendeu muito, fez um enorme sucesso e durou até 1999 quando foi substituída pela parruda F-250. Mas deixou saudade em muita gente, inclusive neste que aqui escreve, fã de carteirinha destas picapes diesel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!