segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Catálogo da Semana: Linha Utilitários Chevrolet (1973)

Um dos sites mais legais que já visitei é o "Caminhão Antigo Brasil", que, infelizmente, ao menos por enquanto, está fora do ar. Lá encontrei uma série imensa de informações técnicas sobre caminhões, picapes e até mesmo tratores que foram vendidos nesse Brasil a fora, materiais únicos a respeito dos veículos que ajudaram (e ainda ajudam, é claro) a construir esse enorme país.

Eu mesmo tive a oportunidade de mandar uma pequena contribuição para o acervo deles, uma reportagem da Motor-3 sobre o fabuloso caminhão GMC 760 (fabricado em 1952), tanto que estou  torcendo para que em breve o site volte ao normal.
Dentre tantos materiais preciosos, peço licença pro pessoal do "Caminhão Antigo Brasil" para trazer aqui para compartilhar estes folhetos com  as informações técnicas dos caminhões movidos a gasolina pela Chevrolet para o ano de 1973:

Notem a opção de o chassi ser fornecido apenas com o curvão (sem a cabina fechada), apto para receber carrocerias de ônibus, por exemplo).
Na época a Chevrolet já vendia caminhões com motores diesel, é bom lembrar.
Até hoje eu fico impressionado ao saber que, exceto a Mercedes e a Scania-Vabis, as pioneiras na fabricação de caminhões no Brasil equipavam seus utilitários com motores a gasolina. Hoje isto seria completamente antieconômico, impossível sustentar o consumo de gasolina de um caminhão, mesmo que rode muito e que o bicho tenha um bom desempenho e baixo ruído.

É que antigamente (até 1973, pra ser exato), a gasolina era farta e barata (um amigo mais empolgado me avisa que eram os tempos em que se amarrava cachorro com linguiça), motivo pelo qual todos os caminhões GM de então eram empurrados por um empolgante seis cilindros, basicamente o mesmo que movia as picapes, a Veraneio e o Uirapuru, interessante esportivo nacional.

Os caminhões da Chevrolet eram interessantes; os motores a gasolina, apesar de não durarem tanto quanto os do ciclo diesel, tinham uma manutenção simplificada e rápida; mas, com o aumento do custo da gasosa, os motores diesel se tornaram extremamente populares. Hoje é relativamente comum ver um C-60 com mecânica Mercedes-Benz adaptada, rodando forte para pagar o (caro) óleo diesel de cada dia.

A depender da necessidade, a Chevrolet, com a parceria da Engesa, oferecia uma solução adequada.


A longa e produtiva parceria da Chevrolet com a Engesa nos rendeu alguns modelos interessantes, como estes caminhões) com tração nas quatro (e seis) rodas. Eram basicamente opções especiais oferecidas para consumidores muito específicos, tanto que são raras de se ver hoje. Diria que quase todas foram destinadas às Forças Armadas e aos que precisavam (muito) enfrentar terrenos terríveis, como na operação de extração de madeira ou mineração.
Claro, hoje temos refinados motores a diesel, potentes confiáveis e ecologicamente corretos, mas dá uma saudade do tempo em que a gasosa era tão barata que até pedras eram transportadas por caminhões a gasolina...

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