segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Chevette SL 1988 (Parte 1)

Assim que trouxe o Chevette daquela primeira viagem, fiz a lista de procedimentos necessários para aprimorar o Chevy:
 
  • a) trocar urgentemente a junta que veda a boia do tanque de gasolina;
  • b) providenciar uma regulagem muito minuciosa na carburação e na ignição; e,
  • c) trocar o escapamento esportivo pelo original, porque eu gosto de silêncio e sossego na vida.
Bem, se a gente pegar um carro antigo e fazer uma lista de tudo o que quer fazer, poxa, a coisa fica fora de controle (financeiro e mental), pois sempre, SEMPRE vai ter algo para ajustar, arrumar, melhorar, polir, limpar e apertar. Mas é como disse, o legal de ter um veículo antigo, original ou não, é ter essa diversão e esse passatempo, essa volta no tempo e as lembranças que o Chevette 1988 é capaz de me oferecer.
 
Enfim, voltando à lista de tarefas, eu cumpri, em primeiro lugar, o item "a". Não tirei foto na hora de trocar a junta, mas é super fácil. Só você ir até o lado esquerdo da traseira (no caso, é aonde fica o conjunto da boia), soltar os conectores elétricos que ligam a boia até o marcador de combustível e soltar os cinco parafusos sextavados.
 
O conjunto da boia, no meu caso, estava novinho, não precisou de reparo e nem de substituição. Mas a junta... Era uma dessas de cortiça prensada, que, apesar de ser original, não aguenta muito o tranco de vedar a nossa pobre gasolina com a adição de álcool... Por isso eu esqueci da originalidade e providenciei uma junta melhor, feita, aparentemente, de cortiça emborrachada e com uma espécie de "lona" vulcanizada na própria peça, exatamente a que mostro agora:
 
Das juntas que procurei, esta me pareceu ser a melhor, e nem por isso foi a mais cara (foto: Google)
Não foi muito fácil achar a junta, devo dizer. Em várias lojas de auto peças só faltam rir da sua cara quando você chega no balcão e pede uma peça de reposição para um Chevette. É curioso, porque a Chevrolet fez centenas de milhares de Chevette e muitos ainda rodam - e uma junta, que, ao que parece, serve pro Monza, Kadett, Ipanema e Opala, não é uma peça que precisa de altíssima tecnologia pra funcionar...
 
Na quinta loja, ainda bem, foi diferente: não riram de mim e me venderam a tão procurada junta, paguei R$ 9,00 por ela e voltei feliz da vida pra casa. Se você não tem essa sorte, procure no Mercado Livre, lá você acha fácil e ainda te enviam pelos correios.
 
Quanto à peça, ela me pareceu ser bem mais resistente do que a original de cortiça e provavelmente vai durar bastante. Minha namorada, a doce e linda Flora, empolgou-se com o serviço: ela própria soltou o conector, os cinco parafusos, sacou a boia, trocou a junta, remontou tudo e deu o trabalho por terminado. Só conferi o aperto (não precisa ser excessivo, é pra apertar e não empenar os parafusos!) e tá tudo em paz. A gasolina não vaza mais do tanque e aquele perfume maravilhoso de petróleo refinado misturado com álcool anidro já sumiu.  
 
O item "b"eu já providenciei. O Chevette está sob os cuidados de um habilidoso mecânico da região e logo logo o Chevette vai ter o desempenho de antes e vai dar adeus às falhas na carburação e ignição.
 
O item "c" eu também vou providenciar, um amigo do meu primo Carlos trabalha com isso e, tenho certeza, brevemente o Chevette vai roncar macio como quando saiu da fábrica. Mas estas etapas eu conto para vocês à medida em que elas forem acontecendo...
 

2 comentários:

  1. Algumas dicas.
    1-Próxima vez que mexer com bóia e substituir a junta, passe um filme de graxa para perfeita vedação.
    2-Carburação é uma coisa melindrosa, e é extremamente chato ficar a mercê de mecânicos(tenho um pé atrás com esses caras, pois a vibe deles hoje em dia é mexer em carro novo, carburação não é com eles), dito isso, eu recomendo que vc aprenda o máximo possível a respeito do conjunto mecânico do seu carro e faça algumas aferições/regulagens vc mesmo.
    3-Escape esportivo é vida(a não ser pra viajar, aí se torna cansativo no ouvido!
    Hehehehe
    Belo trabalho no carrinho, continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas dicas, Lé0!

      1) Essa junta é muito boa, não vazou nada de gasolina, acho que cortiça é bom pra tampar garrafa de vinho e só, porque essa nossa gasolina (e mesmo o álcool) não são confiáveis e a junta sofre muito. Espero não ter de mexer nisso tão cedo, mas me lembrarei da dica.

      2) Eu sou muito perfeccionista com mecânica e eu lembro perfeitamente do ronco afinado do Chevette do meu avô e sei que o meu tá desregulado. Muito desregulado! Aliás, o Chevette tá agora numa oficina, adianto que o carburador ficou num banho de descarbonizante por alguns dias. Mas eu estou procurando materiais técnicos pra meter a mão na massa, regular e fazer tudo. Nada melhor do que o próprio dono pra deixar o carro 100%!

      3) O Chevette tava com ronco de Stock-Car, silencioso esportivo (não silencioso, aliás) e com uma braçadeira solta, rugia alto. Mas eu já providenciei um original, pra ficar confortável para os ouvidos, hehe

      Muito grato pelas dicas e pelos comentários! Grande abraço!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!