sexta-feira, 4 de junho de 2021

Chassi antigo, roupa nova: Marcopolo Paradiso Mercedes-Benz O-371RSD (1988/2006)

Seria uma omissão quase imperdoável falar de aproveitamento de antigas plataformas para novas carrocerias sem falar da Viação Itapemirim, de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Cidade natal do famoso cantor Roberto Carlos, a simpática Cachoeiro abriga a sede da outrora gigante do setor de transportes - e a própria empresa, em inédita iniciativa, logo tratou de produzir os próprios chassis e as próprias carrocerias. 

Aliás, não só chassis e carroçarias: a Mirim, como chamam os mais íntimos, foi também pioneira no uso do terceiro eixo de apoio: os Tribus, apresentados com uma massiva campanha publicitária, eram anunciados como verdadeiras novidades. Não andavam tanto quanto os ágeis CMA Flecha Azul, mas eram suficientemente robustos para encarar viagens por quase todo o território nacional, literalmente do Norte ao Sul. Tenho diversas lembranças afetivas a respeito da empresa - meu pai trabalhou lá, meu tio era da Penha, empresa "irmã" - e cansei de ver os Tribus de mais variadas gerações transportando pessoas e bagagens. 

Mas o destaque de hoje não é um Tribus. É um Mercedes-Benz O-371RSD prefixo 40715. Sim, um monobloco adquirido pela empresa - que sempre foi grande compradora da fábrica alemã (embora também fosse cliente eventual da Scania) - em 1988 (já como modelo 1989) e aplicado em muitas de suas rotas, mas nos serviços mais nobres: antes era "Rodonave" e anos mais tarde se tornou "Starbus". Menos poltronas em relação aos convencionais (com maior amplitude de movimentos), um ar-condicionado gelado permanentemente ligado e eficiente serviço de bordo eram os atrativos destes interessantes monoblocos aplicados neste serviço mais requintado.


Não se impressione com o logotipo "O400RSD" aplicado logo após a porta: a empresa gostava de "atualizar" seus carros, alguns O-370/371 até mesmo recebiam a frente do O-400 (foto de Anderson Oliveira da Silva, via Ônibus Brasil)

Outra característica da empresa era o uso do rodoar - esse "ferro cromado a sair do cubo da roda do eixo de apoio", geralmente os eixos traseiros recebiam o equipamento, era medida de segurança para evitar o súbito esvaziamento dos pneumáticos e para mantê-los inflados em caso de um furo ou outra pequena avaria (foto: Sérgio A. B. Canuto, via Ônibus Brasil)

Mas a gente sabe como é a vida: depois de muitos anos de serviço executivo, o Monobloco já acusava o desgaste dos anos e certamente a imponente e moderna carroçaria já acusava o serviço severo de transportar passageiros e cargas pelo Brasil, em estradas nem sempre bem pavimentadas em percursos tão longos quanto as muitas rodas da empresa. Ai alguém pensou em aproveitar o veterano em uma nova roupa, agora mais adequada ao Século XX, em um Marcopolo Paradiso modelo 1200.

Aí você me questiona, com razão: mas um monobloco pode ser re-encarroçado? Pois é, em tese uma carroçaria construída em um só bloco não poderia ser destacada da estrutura; entretanto, o pessoal da Itapemirim, com grande know-how na produção de chassi próprios e carroçarias, possivelmente aproveitou os elementos estruturais da carroçaria autoportante, fez deles um chassi e os enviou para o encarroçamento. Um trabalho delicado e incomum, reconheço. Mas não tão inédito para empresa, pois não é o caso único na frota, como oportunamente contaremos aqui.

Fato é que o antigo O-371 RSD de chapas MPF-7518 foi enviado em meados de 2005/2006 para Caxias do Sul/RS e na fábrica da Marcopolo recebeu uma nova roupa, na medida para tornar a encarar os muitos desafios das muitas linhas então executadas pela empresa:

Na nova roupa, o O-371RSD fazia um serviço menos nobre, sem ar-condicionado, mas igualmente importante (foto: Felipe Pessoa de Albuquerque, via Ônibus Brasil)

Vários carros empregados neste serviço usavam plataformas reaproveitadas, mas isso, no geral, não representava um demérito. (foto: Tarcilo da Matta, via Ônibus Brasil)

Agora com o prefixo 8083, a plataforma veterana de roupa nova continuou a rodar pela empresa até meados de 2015, época em que foi vendido para outra firma de transporte, para a qual, muito provavelmente, ainda presta bons serviços. E com um ronco do motor inesquecível!

Pequena ficha técnica:

Proprietária original: Viação Itapemirim S/A (Cachoeiro de Itapemirim/ES)
Configuração original: Monobloco Mercedes-Benz O-371RSD (1988/1989)
Segunda carroçaria: Marcopolo Paradiso 1200 HD (2006)
Chassi: Mercedes-Benz O-371RSD (1988/1989)
Motor: Mercedes-Benz OM-447LA
Potência: 354 cv a 2100 rpm
Torque: 158 kgfm a 1200 rpm
Transmissão: totalmente sincronizada, com seis velocidades à frente e à ré

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