![]() |
| Propaganda publicada no excelente blog "memoriasoswaldohernandez.blogspot.com" |
Todo Opala é igual, mas diferente. Soou confuso? Mas o oxímoro se explica no fato de que a Chevrolet oferecia diversas opções de modelos e configurações de carroçaria, de modo que o cliente poderia escolher o veículo que melhor agradasse (e coubesse no orçamento, é claro), com os opcionais desejáveis e ter um Opala quase único, mas igual aos outros nas qualidades (e defeitos, note bem). Por isso que virtualmente é difícil encontrar um Opala 1978 rigorosamente igual ao outro.
Nem que a diferença entre os veículos fosse pelas diversas cores oferecidas naquela ocasião: preto formal, branco everest, prata inca (metálica), marrom tâmara, azul tapajós, laranja boreal, vermelho vinho, vermelho meteoro, bege areia (metálica), azul danúbio (metálica), amarelo ouro (metálica) e marrom terra (metálica). Se pudesse (e tivesse dinheiro para tanto - e não seria pouco) encomendaria uma Caravan SS6 vermelho meteoro na Hoepcke, concessionário mais perto da GMB. E qual seria a combinação para qual você daria o match ?

Foto linda, porém confusa... tem Opalas com as calotas dos 75/77 (é estranho isso...), tem com as calotas do 78, e nota-se a ausência da Caravan Comodoro, que, assim como a Caravan SS, foi também lançada na linha desse ano, com destaque para a grade inédita para toda essa linda família de carros.
ResponderExcluirExcelente observação, caro anônimo! Infelizmente as propagandas de época são as melhores referências, pois elas são produzidas antes do lançamento e no meio do caminho sempre tem alguma mudança... Acontece de um fornecedor atrasar a entrega de novas peças (isso aconteceu com o Corcel II, que nas primeiras fotos da fábrica nunca aparecia de traseira, só depois de as lanternas ficarem perfeitas), alguma mudança mesmo na produção...
ExcluirA Comodoro, se não me engano, foi lançada lá pra março ou abril de 1978, então acredito que à época do anúncio não era cogitada ou não estava pronta. Ou era um segredo, talvez.
A linha Opala dessa época (que é a minha favorita) tem detalhes interessantes, como o quase lançado Diplomata 1979, o SS 1981 (quase lançado também), são muitas histórias que a gente precisa contar aqui.
Abraço e volte sempre!