sábado, 30 de outubro de 2021

Um Volkswagen para o verão (1972)

Uma antiga lenda americana conta que um sujeito muito rico gostou do simpático Fusca e resolveu comprá-lo. Mas esse milionário residia em lugar muito quente e como o Besouro não tinha ar-condicionado, alguém logo perguntou da dificuldade em guiar um pequeno Volks na canícula desértica. "Não há problema", disse o abastado, "tenho mais de um desses na geladeira, só tirar na hora de usar...". 

Se você tem um Volkswagen sedã, mas não uma geladeira suficientemente grande para armazená-lo (tampouco dinheiro para suportar uma conta de energia elétrica nesse atual cenário de escassez de água, recursos, paciência e outro recursos tão importantes), o mais correto seria instalar um belo condicionador de ar no bólido. Sim, ar-condicionado. Duvida? Não duvide, pois lá em 1972 isso já era possível, conforme se pode ler desta interessante matéria publicada na revista Auto Esporte, edição de agosto daquele distante ano:




Não é exatamente prático regular o ponto de ignição no cofre do Volks com um compressor instalado ao lado (o espaço, normalmente exato, fica mais acanhado ainda); porém, o conforto do condicionador de ar em um verão escaldante não tem preço... Bem, tem seu preço, claro, mas vale a pena, não acham?

6 comentários:

  1. No mínimo curioso esse ar condicionado traseiro, que eu nunca vi ao vivo. Quanto a aliviar o calor num Fusca, bem como outros modelos da linha tradicional da Volkswagen, vale lembrar o caso daqueles "swamp coolers" montados acima da janela do passageiro que foram muito populares na Califórnia e ainda hoje são apreciados por fãs do "Cal-Look", e funcionando pelo mesmo princípio daqueles climatizadores que se usa hoje em caminhões no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo com a caixa evaporadora traseira nunca tinha visto (só no Itamaraty, nosso pioneiro no uso de ar-condicionado), mas certamente não deveria ser lá tão potente. Talvez um desses swamp coolers que você bem lembrou tenha mais utilidade num besouro , hehe.

      Grato pela visita!

      Excluir
    2. Ao menos em regiões com umidade relativa do ar mais baixa, como em Brasília, um swamp-cooler seria até mais útil que um ar condicionado. Mas num lugar mais úmido como Florianópolis o ar condicionado é muito mais desejável.

      Excluir
    3. Apesar de ter nascido na grande Floripa, prefiro o inverno ao verão (frio é vida), então o ar-condicionado faz uma falta enorme em meu Mille Eletronic. Pegar uma fila nesse verão tórrido de 21/22 com meu valente Mille é ter a oportunidade de fazer uma sauna inteiramente grátis, hehe

      Excluir
  2. Sugiro diminuir a opacidade da marca d´gua, atrapalha um pouco a visibilidade da imagem. Parabéns pelas excelentes publicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão aceita, caro(a) anônimo(a).

      De fato, a marca deve ser mais opaca, essas que fiz para esta publicação não ficaram boas, errei a mão, hehe.

      Agradeço a sua visita e a atenção, e pode deixar que vou aprimorar a marca d'água (infelizmente necessária).

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!