quinta-feira, 29 de julho de 2021

Vamos lavar o carango? (1971)

A hemeroteca digital da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina - BPSC tem surpresas muito interessantes escondidas nas muitas publicações veiculadas no território catarinense ao longo dos séculos, à exemplo das matérias e propagandas veiculadas no extinto jornal O Estado, à exemplo da que hoje selecionei:

Pequeno "recorte" da edição n. 16.703 d'O Estado, publicada em 22/08/1971

O Dodge Dart do retrato experimentava na ocasião os benefícios da primeira ducha "eletrônica" das terras catarinenses, instalada no Jóia Posto e que, à época, custava apenas Cr$ 8,00. De eletrônico, por certo, havia o conhecimento sobre os motores elétricos responsáveis por girar os múltiplos esfregões responsáveis pela faxina a jato; de barato, também, não tinha lá tanta coisa: uma lavada, em valores corrigidos pelo índice IGP-DI (da Fundação Getúlio Vargas - FGV), custaria atuais R$ 58,66. Não lá uma pechincha, mas a caranga ficava um brinco. Rapidamente.

Antes que você me pergunte, respondo: o Posto Joia ainda existe no mesmo endereço - mas, certamente, o pioneiro mecanismo responsável pela lavada já deve ter entrado pra história há muitos anos...

4 comentários:

  1. José Cristóvão Vieira era o dono da antiga concessionária Toyota que ficava num prédio próximo ao posto? E atualmente na Mauro Ramos tem também outro posto da empresa J. Cristóvão Combustíveis, embora essa marca lá apareça mais que a Jóia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a impressão de que ele era um dos donos (ou mesmo o único sócio) da revenda Toyota da região, mas teria de pesquisar melhor. Aliás, você deu a excelente ideia de recordar as antigas revendas da região, farei isso quando o pessoal da biblioteca pública avançar mais nas digitalizações.

      Mas assim que tiver novidade a respeito, aviso!

      Excluir
    2. O nome da concessionária era Jovel, e ficava onde hoje é o Sesc. Mas não consigo lembrar se era João Vieira ou José Vieira o nome que aparecia também.

      Excluir
    3. Puxa, só lembro do Sesc, mas vou continuar as pesquisas (imagino que em breve a Hemeroteca da BPSC vai digitalizar os jornais O Estado da década de 1970 - agora está em 1971, em 1/3 daquele ano), e vou publicar aqui assim que encontrar.

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!