sábado, 3 de julho de 2021

Qual carro comprar: Guia Analítico Auto Esporte (1976)

Esperava-se muito do Salão do Automóvel que ocorreu em 1976, mas, naquele ano bissexto, a novidade mesmo foi o Fiat 147. Dupla novidade, aliás, pois a fábrica e o modelo estrearam em nosso mercado e, apesar dos percalços e das dificuldades, a montadora, situada em Minas Gerais, construiu uma história de êxito não usual: naquele 1976, seria difícil imaginar que a montadora italiana um dia suplantaria a enorme Volkswagen do título de maior vendedora de veículos no Brasil.

Mas além do pequeno 147, as demais montadoras também tinham lá as suas novidades, como podemos ler deste interessante guia analítico produzido pela revista Auto Esporte e publicado na edição de novembro de 1976, cuja íntegra abaixo reproduzimos:
















Naquele já distante ano de 1976, você poderia comprar um automóvel da Chrsyler, da Fábrica Nacional de Motores - FNM, Ford, Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Lafer e Gurgel e ser feliz com a caranga nova. Poderia ser um simples Volkswagen 1300 ou um caro Lafer LL, era opção para todos os gostos e bolsos. E o curioso é que dentre as fabricantes, apenas a Chevrolet, a Fiat e a Volkswagen permanecem na ativa em nosso pais. Muita coisa mudou desde aquele ano....

Um comentário:

  1. Acho interessante o Gurgel ter continuado com freios somente a tambor, em contraste com o Fusca ter passado a contar com os freios dianteiros a disco no modelo 1600. No fim das contas, ainda podia ser até mais razoável para o público rural, a exemplo do que se vê em caminhões destinados à operação off-road em função de uma menor propensão a danos comparado a um sistema de freios a disco que tem as superfícies de atrito mais expostas até a contaminantes.

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