terça-feira, 6 de julho de 2021

Chassi antigo, roupa nova: Marcopolo Paradiso Scania K-113 CL (1996/2004)

Não é novidade dizer que a Viação Cometa S.A. (de São Paulo/SP) foi a maior cliente no Brasil da Scania e a principal freguesa da Ciferal - e quando a fornecedora de carroçarias encontrou a falência nos primeiros anos da década de 1980, a empresa resolveu montar os seus próprios ônibus e, para tanto, criou, em 1982, a Companhia Manufatureira Auxiliar - CMA.

Com o objetivo de renovar a própria frota (sem vender veículos para terceiros, orientação idêntica àquela adotada pela Itapemirim naquela época), a CMA se valeu do projeto do Ciferal Dinossauro e fez as adaptações pertinentes para as suas expectativas e necessidades, rebatizando-o o resultado do aperfeiçoamento com o feliz nome de Flecha Azul, cuja produção, dividida em várias gerações (Flecha Azul I até o VIII, com diferenças estéticas e internas), durou até 2000, quando foi substituído pelo modelo CMA - Cometa, de estilo diverso (e controverso) e com o terceiro eixo traseiro. Todos, sem exceção, com plataformas Scania.

Dentre tantos Flecha Azul fabricados, hoje falaremos do carro n. 7058 da Viação Cometa, um Flecha Azul V, fabricado em 1996 pela CMA e encarroçado sob um chassi Scania K-112 CL, equipado com bancos de couro vermelhos e rodas de alumínio, carro exatamente igual ao 7059, cujas fotos seguem abaixo:

Adjetivos sobram para a visão de um CMA Flecha Azul V saindo da rodoferroviária de Curitiba/PR, hoje doce lembrança para os entusiastas (foto de Diogo Vieceli, via Ônibus Brasil)


Outro ângulo do 7059, com ênfase nas rodas de alumínio e nas poltronas de couro escarlate: naquela época era perfeitamente admissível viajar de ônibus sem ar-condicionado (foto de Carlos Eduardo Lopes, via Ônibus Brasil)

Se você for mais atento, perceberá que o veículo em questão é o 7058 e não o acima retratado, 7059. E há um motivo para a ausência de imagens (e até para o fato de o veículo ter ensejado a postagem): é que em algum momento no final da década de 90, o 7058 se envolveu em algum sinistro (fala-se em acidente, majoritariamente) e a recuperação do massudo Flecha Azul V tornou-se financeiramente inviável para a empresa, e o que dele sobrou ficou encostado em algum canto de alguma das garagens da Cometa.

Mas o que pode ser inútil para uns, pode ser especialmente vantajoso para outros: a empresa Nossa Senhora da Penha (de Curitiba/PR), à época pertencente ao grupo Itapemirim, aproveitou a plataforma do carro sem uso da Cometa para nela instalar uma carroçaria nova e um terceiro eixo de apoio. Com o know-how amplo da empresa de Cachoeiro de Itapemirim, foi fácil transformar o K-113 CL em um veículo trucado, mas com a característica interessante de os eixos traseiros estarem espaçados como geralmente ocorre nos Mercedes-Benz, os quais não ficam tão próximos como nos Scania K-113TL, originalmente com três eixos de fábrica:

Note a placa EVC-7058, de Empresa Viação Cometa, prefixo 7058 (imagem de Mateus C. Barbosa, via
Ônibus Brasil)

Notem a alteração promovida no chassi com a inclusão do terceiro eixo de apoio a frente do eixo de tração (esse mais perto da traseira, que tem um formato muito característico de 'pino de boliche'). Foto de Douglas Paternezi, via Ônibus Brasil

Um passageiro que embarcasse no 35027 da Penha dificilmente saberia que a plataforma antes suportava o Flecha Azul o 7058 da Cometa, até porque o chassis 1996 não era tão antigo assim e a carroçaria nova em folha (com todas as comodidades e o ar refrigerado) reforçavam a ideia de que se tratava de um veículo realmente novo. Só o painel revelava um pouco da origem não exatamente recente da plataforma, pois a nova proprietária aproveitou o volante e alguns dos instrumentos que originalmente compunham o vasto painel do Flecha Azul, fato que não constitui propriamente um demérito, absolutamente, é questão de opção, apenas:

Apesar de o velocímetro conjugado com o tacógrafo ser originalmente empregado nos modelos Mercedes-Benz, o quadro de instrumentos à esquerda é o da linha 112/113 da Scania; o instrumento circular à direita parece ser um manômetro feito especialmente para a CMA (imagem de Leonardo Luigi Maffei, via Ônibus Brasil)

Antes pertencente ao Flecha Azul V 7058, a plataforma passou a fazer parte da carroçaria Paradiso 1200 HD produzida pela Marcopolo em 2004 que foi recebida pela Penha com o prefixo 35027, conjunto este que rodou entre os anos de 2004 até 2013 pela empresa curitibana, época na qual foi vendido para uma firma do ramo de turismo - setor em que provavelmente até hoje roda e encanta os entusiastas com o urro inconfundível de um Scania 113, fruto de uma era que não existe mais...


Pequena ficha técnica:

Primeira proprietária (1996-2003): Viação Cometa S/A (São Paulo/SP)
Carroçaria original: CMA Flecha Azul V
Chassis: Scania K-113 CL
Motor: Scania DSC 11 23
Potência: 362cv a 1900 rpm
Torque: 165 kgfm a 1000 rpm

Segunda proprietária (2003-2013): Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha (Curitiba/PR)
Segunda carroçaria: Marcopolo Paradiso 1200 HD (2004)
Chassi: Scania K-113 CL com terceiro eixo adaptado
Motor: Scania DSC 11 23
Potência: 362cv a 1900 rpm
Torque: 165 kgfm a 1000 rpm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!