sábado, 6 de fevereiro de 2021

Um uirapuru que voa rápido: Teste Auto Esporte (junho/1966)

Muito pode ser dito sobre a Brasinca: empresa criada na primeira hora da indústria automotiva nacional, foi a responsável por diversos projetos (desde a montagem de carrocerias para a Chevrolet, peças variadas para diversas empresas e até mesmo cabinas de caminhão para FNM e Scania) e também teve a rara felicidade de conceber um interessante automóvel esportivo.

Apresentado no salão do automóvel de 1964, o esportivo 4200 GT - concebido pelo inesquecível Rigoberto Soler - tinha linhas interessantes sobre a sua carroçaria monobloco e era equipado com o motor Chevrolet dos caminhões da época, naturalmente com veneno para alcançar maior potência. E se parecesse pouco a força de 155cv, você poderia comprar a versão 4200 GTS com carburadores triplos, transmissão de quatro velocidades e 171cv e ser muito feliz. Bastava não se esquecer dos freios a tambor e a diversão estava garantida.

Porém, a Brasinca de tantos sucessos não recebeu o merecido retorno por tão interessante máquina, tanto que já no ano de 1966 repassou o projeto à recém-criada empresa STV (Sociedade Técnica de Veículos), justamente a época em que a revista Auto Esporte fez essa interessante avaliação, publicada na edição de junho daquele ano e cuja íntegra parece ser inédita na internet:







Nessa nova etapa da vida, o interessante esportivo recebeu o nome Uirapuru, mas nem suas qualidades e a boa vontade da STV garantiram um melhor epílogo à história dele: em 1967 a fabricação foi suspensa e não mais do que 76 exemplares foram construídos, conforme se pode ler desta interessante matéria. Infelizmente - e põe infelizmente nisso - as qualidades e o esmero no projeto do Uirapuru (ou 4200 GT, se preferir) não foram suficientes para garantir uma boa vendagem.

Mas não importa: tal como outros em exemplos, as virtudes desse grande esportivo são muito maiores do que as conjunturas mercadológicas, como a história automotiva fez questão de registrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!