sábado, 20 de fevereiro de 2021

Especial - A primeira década da Fiat no Brasil (1983)

Dia desses conversamos sobre o Oggi CS e um comparativo com o Chevette SL feito pela revista Auto Esporte no já distante ano de 1984. Acontece que um ano antes - 1983, portanto - a Fiat celebrava seu décimo aniversário de instalação no nosso Brasil, comemoração esta celebrada pela fábrica com uma publicação de uma retrospectiva publicada na edição n. 226 da AE, cuja íntegra faço questão de apresentar a todos vocês:












O texto não menciona, mas àquela época a Fiat estava prestes a lançar o maior lançamento da década de 1980: o Fiat Uno. Quase igual ao europeu (exceção feita aos motores, suspensão traseira e desenho do capô), o novo projeto se tornou um fenômeno de vendas e trouxe o fabricante para outro patamar de qualidade e de sucesso. Mas isso é outra história...

8 comentários:

  1. Da linha do 147, o único modelo que eu nunca vi ao vivo foi o Furgoneta. Mas como na época recolhia menos imposto por ser considerado utilitário, havia quem comprasse e já fizesse alguma gambiarra para levar passageiros, ou às vezes nem isso tendo em vista que até o atual código de trânsito entrar em vigor era muito comum transportar passageiros em compartimentos de carga de utilitários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eram tempos menos despreocupados... Eu mesmo andei diversas vezes sobre a caçamba de picapes na infância, hoje a fiscalização é muito mais severa (ainda bem).

      Grato pela visita e os comentários sempre valiosos!

      Excluir
    2. Devo confessar que apreciava andar na carroceria de pick-ups.

      Excluir
    3. Andei algumas vezes, a última foi há 6 anos numa F-75 numa estrada de interior em uma velocidade pouco recomendável por entre curvas não exatamente abertas. Uma irresponsabilidade, claro, mas uma diversão inesquecível!

      Excluir
  2. A última vez que eu andei numa carroceria de pick-up, até onde eu me lembre, foi em 2001 em Manaus numa S10 que o meu avô materno teve. Eu até permaneço favorável a uma eventual liberação para o transporte de passageiros em carrocerias de pick-ups, mesmo que se implementem medidas de segurança como a exigência de uma capota e assentos com cintos de segurança. Podiam ser até daquele tipo jump-seat que se vê nos boxes de cadeirante nos ônibus urbanos, e a princípio por haver ganchos para amarração de cargas nas carrocerias da maioria das pick-ups não seria tão difícil até eventualmente usar como pontos de ancoragem para os cintos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro vagamente de ter visto alguns anúncios em Quatro Rodas dos final dos anos 90 a respeito da instalação de bancos em caçambas de picapes (com segurança, aparentemente). E se não me engano, a inciativa até foi ventilada no projeto do Código de Trânsito, mas não vingou.

      Excluir
    2. Aquela regulamentação para "transporte precário" permanece em vigor, mas não é tão popular.

      Excluir
    3. Bem observado!

      A Resolução nº 82 de 19/11/1998 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran permite o transporte precário em condições muito específicas e até hoje vige, mas não me parece uma opção muito segura, embora juridicamente válida.

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!