sábado, 27 de fevereiro de 2021

Monza-Benz ou Monzacedes-Benz? (1986)

Poderíamos aqui falar muito sobre o Mercedes-Benz 190, mas temos sites que fizeram isso com muita qualidade, como o excelente Best Cars Web Site, cujo acesso recomendamos fortemente desde o ano 2000. Mas é necessário que fale um pouco dele - afinal de contas, o blog serve para publicar minhas opiniões geralmente irrelevantes e pouco enriquecedoras - e se posso reduzir esse sucesso a uma frase, diria que o projeto W201 se traduz em um sedã compacto soberbo e que mereceu todo o sucesso obtido. Afinal de contas, vender mais de um milhão de unidades é coisa pra poucos, né?

Lançado em 1982 e produzido até 1993, logo o interessante 190 se tornou um veículo altamente desejável por nós brasileiros, mas, como a gente sempre gosta de lembrar aqui, as importações de veículos estavam fortemente restringidas desde o final de 1976. Isso quer dizer: até seria possível comprar legalmente um carro importado (geralmente eram de Consulados, que tinham liberdade para trazer carros de fora e vendê-los aqui com severa taxação), mas custava muito dinheiro - muito mesmo - e a manutenção poderia se tornar um pesadelo em mãos sem experiência.

Aí alguém um dia viu um Monza - sucesso da Chevrolet que não ficou muito longe do milhão de unidades - e deve ter pensado que os carros eram parecidos. Ou poderiam ficar quase parecidos com algum trabalho. Aí nasceu o Monza-Benz ou Monzacedes (ou qualquer nome que você prefira dar), essa interessante adaptação de um sedã Monza quatro portas em Mercedes-Benz 190, cujos bastidores da preparação a gente pode ler desta reportagem publicada na edição n. 5 da revista Oficina Mecânica, publicada em setembro de 1986:






A essa altura você até pode achar graça, mas, naqueles tempos, isso era muito interessante e até vendável, pois isso transformava um carro desejável em algo mais exclusivo, inclusive quando se usavam peças originais (caras pra caramba) na transformação. Hoje isso seria impensável, mas, nos anos 1980, tínhamos criatividade e vontade imensa de melhorar o que estava ao nosso alcance. Tudo bem, o resultado não era perfeito, mas era o mais perto que normalmente se poderia chegar de um flamante Mercedes-Benz 190E. Éramos mais criativos, naqueles tempos...

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