sábado, 25 de julho de 2020

Peça a peça

A invenção do automóvel é fato a se comemorar até hoje. E que não veio sozinha: junto do fantástico e revolucionário meio de transporte, todo um novo universo de produtos e serviços teve de nascer! Ou você acha que todas as estradas que nos ligam de lá pra cá existam antes? E antes dos automóveis, quem venderia gasolina, pneumáticos e tantos outros mil itens?

Poucas invenções revolucionaram tanto a forma de se viver como o automóvel. E para cuidar bem do bicho é importante não economizar muito, porque senão a máquina pode enguiçar no meio do caminho - ou simplesmente não vai querer parar lá no final daquela curva numa descida de serra, sabem como é...

Logo as fábricas descobriram que poderiam não só ganhar dinheiro com os seus produtos, mas com as peças com as quais os montavam, nascendo aí o tremendamente lucrativo comércio das peças, tanto as originais (assim ditas porque vêm diretamente da montadora/fabricante) e as do mercado de reposição (paralelas, digo sem demérito). E as nossas montadoras daqui não economizavam nos reclames, como podemos ver abaixo, em anúncios do nosso acervo, todos dos anos 70:

Anúncio de 1973

A Chevrolet usava a marca Delco para vender não só para os seus veículos, mas para reposição de outros veículos, como as clássicas baterias da marca. Lembro-me muito das Delco Freedom dos anos 1990, seladas e não exigiam reposição de água desmineralizada. Ah, desculpe, esqueci de comentar que antigamente a gente tinha até de botar água na bateria para o carro andar mais feliz, acredite!

Publicidade do septuagésimo-quinto aniversário da Ford, comemorado em 1979

A Ford do Brasil usava a chique marca Motorcraft para os seus muitos produtos. Posso falar uma grandiosa bobagem, mas acredito que até hoje ela a utiliza, ao menos me lembro de ver, até recentemente, uma embalagem de filtro de ar com tal marca. Taí o pedigree que os exigentes proprietários podem mostrar aos seus amigos: "meu Ford é tratado só com Motorcraft"...

Publicidade de 1978

Verdade seja dita: nenhuma fábrica insistiu tanto no uso de peças originais como a Volkswagen. Também pudera, a maior fabricante dos anos 60/70, líder em vendas por décadas, garantia seus lucros com um interessante sistema de revisões controladas por computador e até mesmo vendia motores recondicionados na própria fábrica com garantia e preço inferior aos propulsores novinhos. Pena que essa estratégia não é adotada hoje pela inventiva fabricante...

Publicidade de 1978

Por fim, a Fiat. Na infância eu me recordo perfeitamente do logotipo "Fiat" com o "a" embaixo, aplicado largamente nas Fiorino que os concessionários usavam. E quem tem um Fiat antigo como eu (na minha garagem mora um Mille Eletronic 1993) sabe como é raro (e caro) levar uma caixinha mágica dessas com uma peça original pra deixar o seu carro ainda melhor. Que saudade dos bons tempos!

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