Um dos nossos amigos aqui do blog, o Bruno (que é responsável pelo excelente Chevy20mania no Instagram, confiram!), conhece mais de D-20 do que eu. E até ele me disse, dia desses, que não viu muitas picapes da Série 20 com tração integral. Também pudera, a tração dianteira não foi exatamente bem sucedida, nem exatamente muito robusta, como podemos perceber da rápida avaliação da Revista Auto Esporte, publicada na edição n. 296, de dezembro de 1989:
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O guincho dianteiro facilitava a tarefa de desatolar a picape: era um equipamento dos mais úteis! |
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Note o pomo da alavanca da reduzida, com desenho típico da Chevrolet daqueles tempos. Quantas dessas você já viu pessoalmente? |
Aí fiquei a pensar: mas será que somente a Auto Esporte teve essa experiência ruim? Não, infelizmente não, porque o pessoal da revista Oficina Mecânica também sentiu a fragilidade do sistema quando acoplado a uma unidade motriz diesel, conforme avaliação feita na edição n. 40, de dezembro de 1989:
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No detalhe acima, o inédito e infame sistema de tração dianteira da Série 20 |
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Bons tempos em que você poderia comprar uma caminhoneta amarela e tudo bem, ninguém pegaria no seu pé... |
Aparentemente o problema mecânico que morava nas cruzetas dianteiras das picapes não parecia ser algo muito complicado de resolver, mas quando várias picapes quebram em uma viagem de demonstração à imprensa especializada organizada pela fabricante... Sim, o problema se torna um tremendo transtorno capaz de ruborizar até o mais hábil dos assessores de imprensa, além de tornar-se um pesadelo para a turma da engenharia.
Mas será que a Quatro Rodas sofreu com tais falhas? A Avaliação de uma A-20 4x4 publicada na edição de Janeiro de 1990 (ed. 354) transcorreu com muita tranquilidade, como podemos notar:
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Note o relato de Claudio Larangeira: tudo sereno em 5.000km rodados. |
Pelo jeito, apenas as picapes diesel sofriam com a baixa durabilidade das cruzetas, informações que as duas primeiras reportagens confirmam e a terceira, que rodou bastante com uma A-20, ratifica. Não sei bem qual era o galho com as cruzetas - e não sei se era algo tão difícil de resolver nos motores diesel - mas os incidentes foram o suficiente para carbonizar a imagem das picapes Série 20 com tração integral. Uma pena, porque essas interessantes picapes mereciam a tração integral para enfrentar tarefas mais rudes e terrenos menos civilizados.
Cheguei a ver uma A-10 4X4 em 2017, branca de cabine simples (já da mesma época da D-20 e portanto com a mesma aparência), mas a última vez que eu vi uma D-20 4X4 foi em 2006. Era de uma construtora, e a pintura era num tom entre o roxo e o rosa, muito esquisito de ver num utilitário bruto.
ResponderExcluirA-20 4x4 nunca vi e a única D-20 nessa configuração eu vi lá em Bom Retiro/SC, branca com faixas marrons com vermelho (uma cor assim), muito inteira e original. E recentemente apareceu uma a venda em Lages (talvez a mesma!) por uma fábula, mas estava quase tão nova quanto era quando zero-quilômetro!
ExcluirJá vi por foto uma A10 4x4, porem a suspensão dianteira é por feixe de mola, esta nesse site https://www.noticiasautomotivas.com.br/d20/
ExcluirEssa D-20 4x4 da reportagem acima é uma versão preparada pela Engesa, certamente bem robusta e bastante rara. Nunca vi uma dessas, nem mesmo por foto (a não ser a do anúncio)!
ExcluirEu tenho uma original 4x4 D 20 1989, até gostaria de saber quantas foram fabricadas
ResponderExcluirVocê tem uma rara picape, original só lembro de ter visto uma na vida, branca, em Bom Retiro/SC, isso há uns dez anos atrás. Não sei quantas foram feitas, nem arrisco um número, mas quem sabe a Anfavea possa informar.
ExcluirGrato pela visita! E parabéns pela D-20!