terça-feira, 26 de maio de 2020

Fiorino cela e Panorama ambulância (1984)

Uma das coisas mais interessantes do mundo automotivo é que sempre há algo algo novo, sempre tem um detalhe inesperado, uma versão desconhecida e não raro um fabricante que a gente nunca ouviu falar. Apesar de ser atento aos automóveis desde quando me entendo por gente, confesso às amigas e aos amigos deste espaço que eu nunca tinha visto nas ruas essa dupla ai da reportagem dessa semana, extraída da edição n. 5 da revista Oficina Fiat, de fevereiro de 1984:


Recordo dos Fiat 147 furgão (alguns já mais antigos, serviram à Telesc, antiga estatal catarinense que cuidava dos serviços de telefonia), das Panorama, dos Oggi e dos Fiorino (inclusive os poucos pick-up que rodavam à época), mas não me lembro de uma ambulância Panorama, carro que, aliás, não me parece muito próprio para casos mais urgentes: a cabeça do paciente ficaria bem próxima ao teto e não seria muito fácil pendurar um frasco de soro, por exemplo.

Mas a ideia certamente era de fazer remoções simples, e algumas até foram vendidas, conforme podemos ver por esta foto de Gustavo Zanin de Oliveira, feita na cidade de São Sebastião do Paraíso/MG, publicada no excelente blog do Flávio Gomes, cuja leitura sempre recomendamos:


Já a Fiorino cela, bem, não encontrei referências ou fotos. Certamente depois do duro serviço policial viraram sucata ou foram descaracterizadas ao uso comum: se achar um Fiorino Furgão 1984 é como ganhar na loteria, achar um cela é mais improvável ainda...

2 comentários:

  1. Fiorino Furgão dessa geração eu vejo mais em Porto Alegre, onde a pick-up se tornou mais rara. Já em Florianópolis me chama a atenção que de uns tempos para cá a pick-up costuma aparecer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, as Fiorino furgão sumiram daqui, a última que me lembro era a de um eletrotécnico na década passada, já bem surrada, mas com a pintura bege original. Sumiram mesmo!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!