sexta-feira, 22 de maio de 2020

Monza Sulam: (Motor 3 nº 50, agosto de 1984)

Essa semana tivemos uma notícia muito dura, como, aliás, tem se tornado regra nos tempos atuais: José Luiz Magalhães Vieira, o nosso conhecido JLV da Revista Motor-3, deixou-nos no dia 19/05 aos 88 anos. O universo automotivo sentirá a falta do jornalista, não há dúvida, infelizmente é mais um grande profissional que passou pela inesquecível M-3 e partiu para outro plano da existência, como Expedito Marazzi, Celso Lamas, Oscar Nelson Kuntz, Fernando de Almeida e tantos outros. 

Fica esta postagem como lembrança do JLV e toda a turma que trabalhava a pleno vapor na nossa sempre lembrada Motor-3, como na avaliação do instigante Monza Conversível preparado pela Sulam, branco por dentro e por fora (à exceção das lanternas, pneus, painel de instrumentos e outros pequenos detalhes), como vocês podem ver e ler abaixo:







O Monza era bem incrementado, custava uma fábula e chamava a atenção adoidado. Não posso afirmar, mas tudo indica que poucas unidades foram feitas, mas de tempos em tempos aparece um, até mesmo à venda, como vi há uns dois anos atrás no Rio de Janeiro-RJ, por uma quantia até razoável. Quanto à Motor-3 e muitos dos bravos colaboradores, caros amigos, permanecerão em nossas lembranças e na nossa saudade...

4 comentários:

  1. Ola Douglas, eu tambem fiquei triste com o passamento do mestre JLV. Eu li todas as Motor 3 e comprei o livro da Historia do Automovel dele.
    Depois da Motor3, nada mais foi escrito com a mesma propriedade, bom conteúdo e personalidade como o apresentado por elas.
    Complexos assuntos de engenharia apresentados com ótima didática, texto bem humorado e conhecimento histórico impecavel.
    Paixão por todos os veículos com quaisquer tipos de motorização, lembro dele ter testado aquela motoneta Xispa, uma lambreta querendo virar moto, com rodas pequenas e eles se esforcando para achar alguma coisa boa (so o pneu de estepe, o resto era um lixo) e mesmo assim eles testavam e diziam tudo.
    Aprendi muuuuiiiittoooo com as matérias destas revistas, conscientizou-me da importancia da seguranca em primeiro lugar, de ver e ser visto, enfim, as inumeras estorias e experiencias do Jose Luiz Vieira ja nao estao mais entre nos, so restando honrarmos seu legado, o que fazemos nos nossos blogs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário perfeito, meu amigo Xracer!
      Sintetizou o que penso a respeito do JLV e da turma da Motor-3; infelizmente ficamos mais pobres com a partida dele (assim como a de tantos outros), mas estamos aqui para lembrar e honrar o legado dessa turma que fez a diferença não só no universo automotivo mas no jornalismo nacional. Viam até alguma virtude numa Xispa e lembro até que guiaram uma Locomotiva a vapor, sempre com a mesma emoção e entusiasmo de quem realmente gosta do que faz.

      Muito grato pelo comentário e a lembrança, forte abraço!

      Excluir
  2. Me lembro duma vez que eu vi um Monza conversível exatamente idêntico a esse em 2010 no centro de Pelotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Monza deste chama a atenção adoidado, infelizmente não vi um destes. Mas ainda é possível ver um ou outro Monza dessa geração em bom estado, um bom carro com um "custo-benefício" bastante interessante até hoje.

      Grato pela visita e pelos comentários, sempre enriquecedores!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!