sábado, 13 de junho de 2020

O voo mais puro (Motor-3, julho de 1982)

Fernando de Almeida foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Motor-3. Infelizmente não está entre nós, mas o legado dele continua nas muitas reportagens que ele fez para a nossa sempre comentada Motor-3, além de outros tantos periódicos, como a Flap Internacional, revista excelente para quem se interessa pelo mundo das aeronaves.
 
Sim, porque aqui a gente não fala apenas de automóveis, porque os aviões também me encantam desde a primeira infância, quando, do quintal de casa, observava os jatos da Rio Sul, Varig, Tam e Transbrasil passarem por sobre o meu bairro. Bastava ouvir um troar diferente que eu já corria e olhava para os céus: foi assim que vi pela primeira vez o lindíssimo Boeing 707-345C-H, o avião presidencial de nosso Brasil (o FAB 2401), comprado usado pela Varig e que em 1986 passou a voar a serviço da chefia do poder executivo nacional. O urro dos quatro reatores jamais saiu da minha memória...
 
Mas hoje vamos falar de voos muito mais silenciosos: vamos juntos sentir como é um voo planado, sensação que ainda não tive (e bem queria ter!), como os que o nosso querido FA experimentou, em matéria veiculada na edição n. 25 da Motor-3, de julho de 1982, cuja íntegra disponibilizamos abaixo:


 
 






Imagino que voar em um planador deve ser o mais perto do que se pode chegar - por enquanto - ao natural voo das aves. Como podem ver os leitores e as leitoras, o sonho de Ícaro ainda empolga as pessoas, inclusive este que vos escreve...


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