segunda-feira, 18 de março de 2019

Propaganda da semana: Dodge Polara GL Automático (1979)

Moro ao lado da capital de Santa Catarina, Florianópolis, que, por sinal, tem boa parte do seu território em uma ilha, justamente onde trabalho de segunda a sexta. O acesso à porção insular de Floripa se dá por duas pontes (uma de 1975 e a outra de 1990); há uma terceira, a famosa Ponte Hercílio Luz, mas nela jamais passei: a ponte está em uma reforma que dura mais tempo do que tenho anos de vida.

Daí você pode perceber que o trânsito aqui não é a melhor coisa do mundo, é um para-e-anda infernal. Desisti de usar automóvel pra ir trabalhar, encaro ônibus todos os dias, porque já tive meus dias de motorista de trânsito, épocas em que a perna esquerda chegava a cansar de ter de pisar e pisar na embreagem. Demorava horas pra percorrer poucos quilômetros..

Tais lembranças me vêm quando eu vejo esse anúncio: fico pensando como a minha vida seria mais fácil se eu tivesse um carro automático, como este simpático Dodge Polara GL automático, pintado de bege cashemere, novidade para o ano de 1979:

Pra falar a verdade, são 8 movimentos a menos: mãos e pernas trabalham juntas nas trocas de marcha. Fonte: memoriasoswaldohernandez.blogspot.com
O Polara, carro de que gosto muito, foi o primeiro automóvel nacional dito médio (não pequeno como um Fusca, nem grande quanto um Dart) a receber a opção da transmissão automática, que era uma interessante caixa "Modelo 45" (assim denominada pela Chrysler do Brasil) com 4 marchas a frente e uma à ré, tornando tudo mais suave. Era um opção não muito barata, mas altamente desejável, sobretudo porque, como a Quatro Rodas pode aferir, o consumo e o desempenho não foram tão afetados com a adoção da caixa automática, como podemos perceber do teste assinado por Cláudio Carsughi na ed. julho de 1979, gentilmente disponibilizada pelo blog 4rodasturbo:



Infelizmente, o Polara automático surgiu na época em que a Chrysler não estava lá muito bem das pernas; comprada pela Volkswagenwerk naquele mesmo ano (ocasião em que assumiu o controle acionário da empresa americana, para ser mais preciso), os produtos americanos não duraram tanto - e o Polara, concorrente do Passat, durou até 1981, ocasião em que foi descontinuado. Uma pena, porque o simpático Doginho tinha ainda bastante estrada pra rodar...

4 comentários:

  1. Douglas, excelente lembrança de um carro pouco valorizado na época, não sei se pelo preço ou pelos problemas do inicial Dodge 1800. Observe no texto da 4Rodas e na ficha técnica que o cambio é de 4 marchas a frente e uma a re, não 3 marchas.

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    1. Bem observado, meu amigo. Acho que o trânsito de Floripa me deixa meio confuso, tirei uma marcha do pobre Polara, hahaha

      Grato pela visita e pela correção!

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  2. Os últimos Polara GLS saíram com umas calotas que lembram muito as rodas de liga leve utilizadas na linha VW do início doas anos 80 (Passat, Gol, Voyage). Talvez se a VW tivesse investido mais ele teria uma sobrevida no mercado.

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    1. Sim, as calotas eram muito bonitas, o carro merecia rodas de liga leve, coisa que o Charger R/T já tinha desde 1979. Mas a Volks não tinha o menor interesse no Polara, o que é uma pena, pois ele teria sobrevivido mais uns anos no mercado, com certeza!

      Grato pela visita e pelo comentário, meu amigo!

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