domingo, 10 de março de 2019

Catálogo da Semana: Linha Vemag (1967)

Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. - Vemag, a empresa responsável por fabricar os automóveis da DKW alemã, além de ter sido a representante nacional e montadora dos caminhões Scania-Vabis suecos, dos tratores canadenses Massey-Ferguson e dos automóveis Studebaker. E ainda a responsável pela nacionalização, via contrato de transferência de tecnologia, dos motores da inglesa Perkins.

Com esse currículo pioneiro, a DKW jamais poderá ser esquecida por um entusiasta sério em automóveis nacionais, sobretudo quando a linha nacional dos inesquecíveis decavê estavam em sua alvorada: é que no ano de 1967, o deste catálogo disponibilizado no incrível site "Old Cars Manual Project", a Volkswagen do Brasil incorporou definitivamente a Vemag e não demorou muito em encerrar a produção dos pioneiros Belcar e Vemaguet e do belo Fissore (o Candango já não era mais fabricado desde 1963).

Mesmo assim, a derradeira linha dos DKW mereceu um belo catálogo e uma atualização de cores e de estilo (nova grade dianteira), além de ter recebido, finalmente, o sistema elétrico de 12v. Alterações interessantes e muito úteis, especialmente com o reforço na voltagem, que deixava os faróis mais potentes.










Apesar de alardear o contrário, a Volks não demorou para encerrar, em definitivo, a produção dos Vemag, passando a usar a fábrica para o seu departamento de engenharia experimental e guardando todos os seus esforços para o lançamento do VW 1600 quatro portas, que não foi exatamente um sucesso...

2 comentários:

  1. Belíssimo e colorido catálogo, o ápice do DKW-VEMAG no Brasil, como deve ter sido belo um desses Belcar novinho na cor vermelha, cheirando a novo ! E tudo isso no maravilhoso ano de 1967, não por coincidência o ano em que nasci !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho enorme curiosidade em guiar um DKW, deve ser muito interessante ouvir ronco do motor que parece pedir ainda mais gás, justificando a fama de que os três cilindros dele valem como seis dos motores de quatro tempos.

      Infelizmente, em 1991, quando nasci, já não tinha mais tantos DKW nas ruas, aquele cheiro da fumaça azul que sai do escapamento eu só sentia com as Yamaha 125 que passavam na frente de casa...

      Grato pelo comentário e pela visita!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!