Todos sabemos que a Chevrolet, em 1973, lançou o Chevette para atacar, com toda a força, o promissor seguimento de veículos populares, dominado há anos pela Volkswagen e o onipresente Volks sedã, que seria reforçado pela Brasília, que também viu a luz naquele mesmo ano (quase que ao mesmo tempo, inclusive).
Mesmo com o todo o trabalho "gestacional", a Chevrolet não poderia descuidar da linha Opala, tanto mais porque o Opala cupê foi eleito pela revista Auto Esporte o carro do ano de 1972 e o carro era o segundo mais vendido no Brasil (o primeiro, é claro, era o Volks Sedan). As mudanças foram discretas, principalmente estéticas, mas que deixaram ainda melhor o estilo dos Opala, como podemos perceber pelo catálogo abaixo, disponível no site "Old Car Manual Project" pelo leitor Bernhard Schumann:
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Notem o deslocamento dos faroletes do pisca alerta para as laterais da grade dianteira, que, nesta versão Especial (a mais barata), tinha um desenho simples e mais discreto. |
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Pelo preço de um Corcel ou até mesmo um Chevette bem equipados, você poderia optar por um Opala Especial, por isso o convite da fábrica para "subir mais um degrau na vida". |
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O Opala Especial, ao contrário das demais versões, não recebeu as novas luzes de ré acopladas às lanternas traseiras |
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Os revestimentos da versão de entrada eram simples, mas com um padrão claro, quase mais jovem. O painel novo era pra toda a linha. |
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O modelo de luxo recebeu nova grade, mais discreta. |
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O modelo luxo usava o volante da versão mais caprichada e melhores materiais no estofamento. |
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Notem as novas lanternas de ré. |
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O revestimento de vinil dava um contrate elegante ao vermelho da pintura (a cor, no catálogo da fábrica, é "escarlate"). |
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Concorrente do Dodge Gran Cupê, o Opala cupê Gran Luxo também entregava uma imagem de requinte e de sofisticação, especialmente quando recebia a cor preto formal, como o da foto. |
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Notem o condicionador de ar, um dos opcionais das versões do Opala, além do emblema redondo na coluna "c", exclusivo dos Gran Luxo. |
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Antecipando a moda atual, este Opala sedã Gran Luxo branco everest chamava muito a atenção. E o porta-malas era amplo o suficiente para todos os passageiros. |
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Se fosse o caso, você poderia encomendar também a transmissão automática, para ter uma vida mais suave. |
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Uma bela tomada aérea do Rancho da Maioridade, construído no km 47,00 da célebre estrada velha de Santos, hoje denominada "Rodovia Caminho do Mar", a SP-148. |
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A imagem icônica e amplamente difundida de um Cupê SS voando. |
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Naquele ano a fábrica deixou de oferecer o Opala SS em quatro portas; a versão SS-4, com quatro cilindros e acabamento mais simples, nasceu apenas em 1974. |
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Era (e ainda é) um automóvel e tanto, esse Opala SS. |
Se você tivesse uns cobres pra investir em um Opala, opções diferentes não lhe faltariam, nem cores: no catálogo havia o preto formal, branco everest, super verde, rosé (metálica), verde menta (metálica), escarlate, amarelo Gran Prix, platina (metálica), sépia (metálica), violeta (metálica), amarelo orion, azul imperial, mostarda e laranja fogo. Até o nome das cores era mais interessante naquela época!
Para mim o mais bonito dos Opala, o modelo 73 ! Esse Gran Luxo então, que coisa mais linda !! Lembro perfeitamente deles novinhos e lustrosos na época, criança que eu era já sabia de qual ano eram por detalhes como as lanternas e grades, tal o autoentusiasmo precoce ! Nosso vizinho logo comprou no ano seguinte um Opala Especial cupê com câmbio na coluna e nessa cor laranja do catálogo, que manteve por quase 10 anos ate trocar por um Passat.
ResponderExcluirTambém era um automobilista precoce: aos quatro anos, ou até antes, já sabia distinguir um Opala Diplomata dos demais, além de já reconhecer alguns roncos de motores. Isso nasce com a gente, não tem muito jeito, deve ser o vírus do automobilismo, hehe
ExcluirMeus Opala prediletos são os de 1975/79; tive pouco contato com os anteriores, mas lembro de um Especial 1973 cupê, com três marchas na coluna de direção, vermelho escarlate. O carro ficou um bom tempo na calçada de um vizinho do meu pai, acho que até mais de um ano, esperando por quem o comprasse. O Opala tava meio feio de pintura e um vidro estourado, mas era liso e original por dentro e por fora, apesar de precisar de uma reforma.
O carro sumiu, não sei dizer se foi salvo, espero que sim, porque era um Opala e tanto. Pena que na época eu não tinha uma máquina fotográfica pra tirar uma foto pra me recordar deste Opala Cupê...
Gostaria que me passasse as cores do opala special 73
ResponderExcluirNão sei exatamente quais as cores disponíveis para o Opala Especial 1973 (isso somente se a gente achasse um catálogo ou release da época), mas posso te afirmar que para aquele ano a Chevrolet oferecia para a sua linha de veículos as seguintes cores:
ExcluirPreto Formal
Branco Everest
Super Verde
Rosé (metálica)
Verde Menta (metálica)
Escarlate
Amarelo Gran Prix
Platina (metálica)
Sépia (metálica)
Violeta (metálica)
Amarelo Orion
Azul Imperial
Mostarda
Laranja Fogo