segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Propaganda da Semana: Simca Tufão "Série Resistência" (1965)

Dia desses nós falamos aqui sobre a Simca, que, apesar de ter produtos interessantes, sofria com a fama de pouca durabilidade dos veículos que produzia. Certamente boa parte deles se dava por conta do controle de qualidade não muito apurado e exigente; outro tanto, talvez a maior parte, deveu-se às das dificuldades na adaptação de veículo projetado para a Europa e que veio rodar no Brasil, país enorme, com clima bem diferente entre os seus extremos e com estradas não muito boas e assistência técnica bem escassa (sim, meus amigos e amigas, as rodovias dos anos 1960 eram poucas e péssimas).

Aí a Simca deve ter percebido, com carradas de razão, que o mercado não andava muito contente com a fama de pouca durabilidade e baixo desempenho, motivo pelo qual a fábrica francesa, em 1965, tratou de aumentar a garantia daquilo que fabricava, tal como a gente vê neste anúncio, veiculado no extinto jornal O Estado (de Santa Catarina):

Anúncio publicado na edição n. 15.230 do Jornal O Estado, de 20 de agosto de 1965.
Nós, há mais tempo, falamos da Meyer Veículos, que, após o final das atividades da marca francesa, passou a representar a Chrysler do Brasil na capital catarinense. O que não mencionamos é que a Meyer vendeu vários Simca, inclusive desta interessante "série resistência", cujo atributo especial era o aumento da garantia: durante 6 meses ou 15 mil km rodados você ficava tranquilo com eventuais defeitos de fabricação.

Hoje os números parecem pequenos, mas na época era coisa pra caramba... Isso comprova o esforço da fabricante em melhorar, cada dia mais, a imagem do produto, tanto que ofereceu a maior garantia até então oferecida neste pais. E apesar de tudo, os Simca são interessantíssimos e muito bonitos, teria um fácil, mesmo que fora da garantia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!