segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Propaganda da Semana: Linha Passat (1978)

Tenho simpatia por muitos automóveis (acho que quase todos), o Passat é um dos que mais gosto: lançado em 1974, o moderníssimo carro (para época) trouxe os bons ventos da mudança pra Volkswagen. Não tinha mais essa história de que o ar não ferve, porque o Passat foi o primeiro Volks nacional com arrefecimento por meio do líquido que circula pelo radiador. Imaginem só a quebra de paradigma, depois de tantos anos batendo na mesma tecla.

Enfim, o Passat foi importante pra fábrica alemã, uma saudável renovação na linha e, como é natural, vendeu muito bem Aos poucos, várias versões de acabamento surgiram (outras tantas desapareceram) até 1988, com o final da produção; para 1978, se você tivesse aí uns bons cruzeiros pra gastar, não seria má ideia levar um destes 5 modelos da linha, como a gente pode ver abaixo, nesta peça gentilmente disponibilizada no incrível blog "Memórias Oswaldo Hernandez":

Quantas cores diferentes...
A versão duas portas (com dois acabamentos, L e LS) era a mais vendida; a quatro portas (também com os níveis L e LS de decoração interna e acessórios), era extremamente prática e elegante, uma rara resistência em tempos da "cultura do Fusca", em que apenas os duas portas é que prestavam e eram legais...

A versão três portas era quase igual a com uma a menos: eu não concordo muito com o termo "três portas", pois você, normalmente, não entra pelo carro a partir da tampa do porta malas; contudo, a Volks a lançou com este nome para pagar um pouco menos de imposto (acreditem, eram coisas das regras tributárias de então): de diferente, a tampa se abria junto do vidro, fonte quase eterna de barulhos e de cansaço dos amortecedores. Mas que era bacana, ah, isso era.

O Passat LSE é um executivo compacto, digamos assim. Os materiais empregados nos arremates eram muito bons, a instrumentação era completa, até mesmo contava com interessantes luzes de leitura no banco traseiro, além do toque esportivo com a frente de faróis duplos, como os do TS. É a minha versão predileta, sobretudo se equipada com ar-condicionado, teria um destes fácil, até hoje.

Do Passat TS a gente nem precisa falar muito: esportivo icônico, excelente estabilidade, desempenho compatível para época, estilo interessante e fez sucesso pra caramba. Era do tempo em que a gente tinha menos pressa e não se preocupava (normalmente) com pencas e mais pencas de cavalos-vapor de potência, um comportamento dinâmico correto e divertido já era o suficiente.

A linha mudou muito em 1979, os novos faróis quadrados se adequavam à moda da época; mesmo assim, os modelos até 1978 são amplamente desejáveis, sobretudo porque estão ficando cada dia mais sumidos... E se você pudesse, qual destes você levaria pra casa? Eu já escolhi o meu...

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