segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Catálogo da Semana: Concorde (1976)

Hoje é véspera de Natal, daqui já sinto o cheiro da salmoura da ave que, mais tarde irá para o forno (além de outras iguarias dessa época), mas a gente não pode abandonar, sem mais nem menos, essa conversa semanal com os amigos e amigas deste canal.

Fácil perceber que, neste espaço, ao longo dos tempos eu me preocupei em reproduzir material do meu acervo; contudo, o tempo, bem que me é escasso, não me permite explorar e digitalizar matérias e coisas bacanas, não na velocidade desejada. Bem por isto, eu veiculo aqui, sempre com total respeito às fontes (valorizando o trabalho de quem divulgou primeiro), materiais interessantes que acho ao navegar pelos mares da internet.

A matéria de hoje não é exceção: o maravilhoso blog "Dos Recrame" (sim, recrame, com 'r', como se dizia antigamente), trouxe tantas coisas fantásticas e, dentre elas, uma me encheu os olhos, a que hoje trago aqui, um inédito (para mim) catálogo do Concorde, do ano de lançamento, no já distante ano de 1976.



Quem pensou que veria um jato supersônico se enganou feio: o Concorde nacional é um veículo inspirado no Duesenberg SJ, feito pela empresa Concorde Indústria de Veículos Especiais Ltda., de João Storiani, em Jundiaí/SP.

Um dos veículos nacionais de pequena tiragem (a expressão 'fora de série' é ingrata, porque, apesar de não terem sido muitos, um veículo foi feito após outro, em uma série), o simpático Concorde era feito sobre a base mecânica do sólido Galaxie (de quem herdava toda a mecânica) e executado em fibra de vidro, com esmerados detalhes de acabamento. Fontes fiáveis indicam que não mais do que vinte Concorde foram feitos entre os anos de 1976 até 1982, coincidentemente a mesma quantidade de jatos Concorde produzidos! Só que, diferentemente da aeronave majestosa, não sei se temos 17 sobreviventes em exibição...

Ah, e se você quer saber mais sobre este incrível automóvel, não deixe de visitar o LEXICAR, site que recomendamos com todo o nosso carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!