segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Catálogo da Semana: Monza GLS 1995

Em setembro de 1994 a Chevrolet, que sempre gostou de se antecipar nos lançamentos, trouxe às revendas o modelo 1995 do Monza, em duas versões GL, a básica, e a GLS, mais bem equipada, a que ilustra o catálogo desta postagem, gentilmente disponibilizado por Sidney Machado Maciel, na conta dele do Flickr.

Sou muito parcial quando falo do Monza (é um dos meus automóveis nacionais favoritos): digo, sem medo de errar, que ele foi o melhor carro da GM nos anos 1980, pelo conforto e pela qualidade de construção. Mas, em 1995, o Monza não tinha o papel de luxo de outrora (especialmente na versão Classic SE); na época ele se distinguia por ter um custo-benefício altamente desejável. Afinal de contas, ele era relativamente barato e potente, enfrentando bem os adversários Santana, Versailles e Tempra, com bons números de vendas, apesar da idade do projeto começar a pesar.

Um dos segredos do sucesso do Monza GLS era o conforto: ar-condicionado, transmissão automática, vidros elétricos com sistema de retardamento de funcionamento (funcionavam, por breve instante, após desligar a chave de ignição), freios a disco nas quatro rodas e retrovisor interno eletrocrômico (ele, automaticamente, alterava a posição "dia-e-noite" para evitar ofuscamento) eram opcionais que muitos carros modernos não têm.

Nem mesmo o Tempra, interessante automóvel da Fiat para aqueles tempos (e que tem um futuro promissor como veículo colecionável), tinha o tal espelho eletrocrômico e a opção de transmissão automática...





Notem que o Monza nem tinha catalisador, pois ele, mesmo assim, atendia às exigências ambientais da época, façanha que outros modelos não conseguiram. É certo em 1997 a situação se apertaria ainda mais no quesito de emissão de poluentes, mas o Monza, infelizmente, não precisou se preocupar com isso: saiu de linha em 1996, fabricado apenas na versão GL, empobrecido para esperar o lançamento da segunda geração do Vectra.

Mais de duas décadas depois, é relativamente fácil ver um Monza das últimas safras rodando, com muito mais conforto do que muito carro zero-quilômetro! Duvida? Pergunte para quem tem um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!