sábado, 12 de novembro de 2022

Catálogo da Semana: Ford Belina L (1979)

Corria o ano de 2019 e eu imaginava, muito ingenuamente, que seria uma boa ideia ter um carro antigo para fazer par ao meu então Fiesta Sedã já com oito anos de uso; então, comecei a vasculhar os anúncios com o intuito de encontrar algo minimamente decente que estivesse dentro do meu apertado orçamento. 

Não era uma tarefa fácil, apesar de que naqueles tempos não se vivia uma "inflação antigomobilista" tão aguda quanto hoje: era possível encontrar alguns carros bem interessantes por preços razoáveis, embora alguns, sobretudo as Kombi produzidas até a reestilização de 1976, já contassem com preços que alcançavam a troposfera.

Naqueles tempos eu costumava viajar muito a Joinville, cidade distante a exatos 176km de onde moro. Lá vivia a minha namorada (quase noiva) e por isto as minhas viagens pela BR-101 eram frequentes, não costumava medir sacrifícios para vê-la. Mas, enfim, isto é um blog sobre automóveis e não um compêndio de histórias pessoais minhas; do que nos interessa, lembro que eu acompanhava os classificados daquela cidade e numa dessas eu achei uma Belina 1979 com um preço bem razoável. 

Quando digo razoável, menciono quatro mil reais - os quatro mil reais de 2019, sem inflação - e era um preço bastante atraente para o carro: não era impecável, mas ainda mantinha boa parte da pintura prata régia metálica original de fábrica (só um tanto arranhada), sem podres. Acabamentos internos originais (mesmo os bancos ainda mantinham o tecido de 1979, apesar de um tanto encardidos), faltava apenas um friso externo, os pneus estavam muito ressecados e velhos e o porta-malas estava muito arranhado. No capô morava um motor 1600 movido a gasolina, bateria nova e algumas pequenas peças trocadas, como velas e seus respectivos cabos. Tudo estava muito limpo. Até demais.

Pedi para o vendedor - a Belina estava numa loja de usados - e ele prontamente aceitou a proposta para dar uma volta nela. O combinado seria que a gente daria um pequeno passeio no entorno da loja, ele levaria até uma rua mais calma - e sem saída - e na volta eu traria a Belina. Depois de tirar uns dois carros do caminho (a Belina estava num canto bastante inacessível), nela embarquei e desde logo pude sentir que o molejo do banco era bastante macio e original. Os bancos da Ford daquela época são únicos, é uma sensação diferente dos atuais, parecem menos firmes, mas confortáveis.

O vendedor embarcou, atamos os cintos pélvicos (originais, encardidos, mas funcionando) e ele logo deu a partida: num estalo o CHT acordou pra vida e a não ser leves falhas na carburação em baixa, tudo em ordem. Engrenada a primeira das quatro marchas (e com a alavanca original), saímos. Percebi que a suspensão acusava um certo cansaço, mas ainda estávamos navegando maciamente com a Belina, aquela barquinha prateada ronronando alegremente. Liguei a ventilação forçada e ela funcionou (não sem espirrar em nós uns dois ou três quilos de poeira), e quando eu ia abrir o quebra vento o motor morreu. 

A partida foi acionada várias vezes, sem sucesso. Já estávamos quase no final da rua e percebemos - o vendedor e eu - que a Belina não ia funcionar de jeito algum: faltava gasolina e o marcador não indicou a secura no tanque... Com o maior dos sorrisos amarelos, o vendedor me pediu ajuda pra empurrar a desfalecida perua e pude perceber o quão pesada ela é (e foi um exercício de mais de 600 metros, na medida para diminuir a minha barriga, sempre saliente). Quando o dono da loja viu a dupla de esbaforidos empurrando a Belina, ele próprio veio ajudar e deu ordem para os dois outros funcionários se encarregassem do transporte para que o cliente não suasse mais (não fosse isso impossível).

Fingi estar bravo (estava era rindo por dentro do insólito) e o dono foi muito franco: disse que o marcador estava quebrado (isso era fácil de perceber) e contou que a Belina veio numa troca e não foi lá um ótimo negócio, pois o motor logo enguiçou e teve de passar por uma reforma. É que uma bronzina teria "virado" e se fez um conserto não muito extenso, apenas suficiente para ela voltar a rodar (mexeu até no virabrequim e trocou as camisas e pistões). Mas ainda tinha falhas na ignição e outros detalhes que o mecânico que eles contrataram não fez.

Aí eu fiz um cálculo rápido: além de certamente ter de revisar o motor a sério (e era provável que ele teria de ser novamente desmontado para saber realmente mensurar o trabalho de reforma e checar se o bloco realmente ainda estaria bom, além do virabrequim e bielas), trocar os cinco pneus, os amortecedores traseiros e dar um carinho na pintura, a conta sairia muito além do que eu poderia arcar... Declinei da proposta, agradeci e fui embora. Mas nunca esqueci daquela Belina tão pesada de empurrar...

Três anos depois, já não vou mais em Joinville (c'est la vie) e já tenho meu antigo como carro de uso diário e frequente. Mas a Anfavea - a quem sempre muito agradecemos - teve a enorme gentileza de divulgar seu rico acervo de prospectos e outros materiais, e dentre eles o catálogo que a Ford fez para vender o modelo L da Belina, e tratou de estampar a foto de uma igual àquela por mim empurrada:



Claro, tomei uma decisão lógica em não comprar aquela simpática e desfalecida Belina prateada. Não me arrependo; porém, nessas horas a gente inevitavelmente pensa como a vida seria se a gente tivesse tomado outro caminho - e talvez eu seria o único cara do bairro (talvez do Município) a ainda ter, até hoje, uma Belina para dar seus passeios e para enfrentar a sua rotina. Quem sabe um dia dá certo de ter uma destas...

5 comentários:

  1. Acho que já mencionei várias vezes o fato de ser filho de militar e ter ido morar em Florianópolis quando o meu pai foi transferido de Manaus. Moramos de '96 até 2002 perto do aeroporto, e em '99 eu vi por alguns meses uma Belina que esteve à venda por R$500,00 na frente dum lava-rápido na geral da Costeira. Na época eu tinha 9 anos, e portanto não podia legalmente dirigir, mas o dinheiro suficiente para comprar o carro eu havia conseguido juntar, e o meu pai também ficava tentado pela idéia de mais um carro além do Corsa Wind '98 pé-duro, para ser mais fácil conciliar os passeios que nós gostávamos de fazer nos finais de semana e deixar o Corsa para a minha mãe se ela quisesse fazer outras coisas sem depender de ônibus. E mesmo que fosse o caso de precisar fazer alguns consertos, se na época aquela Belina tivesse sido comprada, provavelmente teria me servido até para aprender mais sobre mecânica na prática. Mas por culpa da minha mãe, sob alegação de querer uma cafeteira para o dia das mães que me custou a maior parte daquelas economias, eu e o meu pai ficamos sem Belina...

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    1. Essas oportunidades que não se concretizam a gente não esquece; a Belina é um carro interessante e descomplicado para aprender na prática sobre mecânica e tem um espaço interno muito razoável para levar meio mundo nas costas. Aliás, conheço um serralheiro que usa uma L 1988 gasolina há mais de vinte anos, está impecável e atende perfeitamente ao trabalho dele. São desencontros da vida, mas quem sabe aparece outra em bom preço e a oportunidade se concretiza?
      Grato pela visita, abraço!

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    2. A idéia seria mais por ser um carro barato mesmo. Agora o que me chama a atenção mais são utilitários que possam ser convenientes para acampar.

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  2. Curioso é que o motor 1.4 é quase um "square" perfeito. Square (quadrado) é quando um motor tem curso e diâmetro dos cilindros idênticos. O 2.0 litros do Monza é um mágico 86 mm x 86 mm. Esse tipo de motor consegue gerar uns 300-400 hp só de brincadeira, e ainda durar pra sempre. O 1.4 litros da Ford poderia ter sido um 77 mm x 77 mm. É só pegar um pistão de 1.6 litros e redimensionar os cilindros originais do 1.4 pra fazer caber. Não tem segredo.

    Quanto ao spoiler... ele é muito pequeno pra gerar qualquer diferença na condução ou no consumo. Engraçado a forma como as fábricas enganam as pessoas até hoje. Mas ao menos tinha ignição por transistor; menos dor de cabeça na oficina.

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    1. A ignição transistorizada é uma maravilha, lidar com platinado sempre foi algo terrível: para além da pouca precisão em rotações altas, era uma pecinha que no menor sinal de problema deixava a pessoa a pé... Se um dia tiver um desses clássicos Ford, certamente jogarei fora o platinado e providenciarei uma ignição mais moderna, não precisamos mais sofrer com as panes no sistema de ignição...

      Grato pela visita e os comentários sempre excelentes.

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