Guiar é um ofício duro e que requer aprendizado constante. Mesmo ao que nem sequer sabe a marca do carro que guarda na garagem, a lapidação da técnica é muito necessária: afinal de contas, dirigir é um ato de responsabilidade, a reclamar o pleno domínio da máquina e de si. É libertador ter um veículo, mas as ruas não são sempre gentis, as estradas nem sempre retas e o clima nem sempre risonho...
Por isso que há muitos anos atrás, mais precisamente em 1968, o nosso saudoso Expedito Marazzi (que dispensa apresentações, inclusive), inspirado no excelente livro "The Technique of Motor Racing" (a técnica do automobilismo, em tradução aproximada) escrito por Piero Taruffi e publicado pela primeira vez em 1958, trouxe aos leitores da Auto Esporte, com o patrocínio da Ford do Brasil, um resumo muito interessante sobre a arte de guiar automóveis, até de modo esportivo.
Talvez você já tenha visto a série que o Marazzi trouxe para a revista Quatro Rodas na mesma época (lá era sob o patrocínio da Pirelli), mas, ao que me parece, essa série de reportagens publicadas na AE são inéditas na internet até hoje e as julgo de tremenda importância, mesmo tantos anos depois de escritas. Eu as publicarei nesta e nas próximas semanas, de modo integral, como uma pequena contribuição para o nosso universo automotivo, por vezes carente de boas e precisas informações:
Ao ler estas páginas, publicadas nas edições de Janeiro e Fevereiro de 1968 da Auto Esporte, muitas vezes revi a minha conduta ao volante e percebi o quanto tenho a melhorar, a aprender e me aprimorar. Mas com um material como este fica mais fácil, não acham?
Uau, sim acho ótimo Douglas, material precioso e inédito na Internet, lerei com inaudita satisfacao ! Seu blog sempre excelente, faz parte de minhas leituras e indicações !
ResponderExcluirO espaço está sempre às ordens, meu amigo!
ExcluirGrande abraço!
PS: esse material é muito interessante, é sempre bom dar uma refrescada nos nossos conhecimentos automotivos e aprimorá-los, aprendi bastante!