domingo, 12 de dezembro de 2021

Avaliação da semana: Fiat Panda 45 (1982)

Para ser muito sincero, não gostaria de ser tão saudosista em relação a tantos aspectos da vida; porém, em termos de revistas automotivas, é muito difícil (diria impossível) ler uma avaliação da Motor-3 e não se lamentar pelo fato de que a publicação foi extinta em 1987. Textos longos, profundos, divertidos e plenos de detalhes técnicos e históricos, verdadeiro oásis para os(as) entusiastas que gostam de leituras mais densas sobre o universo automotivo, mas sem que o ato de ler se torne uma dor entre o fígado e alma...

Exagero? Bem, hoje, como breve homenagem à turma da Motor-3, convido você, querido(a) visitante deste modesto espaço, para desfrutar uma avaliação assinada por José Luiz Vieira e publicada na edição de março de 1982 (n. 21) a respeito do interessante Fiat Panda 45, carro essencialmente urbano da Fiat que vendeu absurdamente bem naqueles tempos:







Os mais atentos devem ter percebido que o valente Panda tem lá suas semelhanças com o nosso conhecido Fiat Uno. Também pudera: ambos nasceram do trabalho de Giorgetto Giugiaro, que também dispensa maiores apresentações. E convenhamos que para o trânsito enervante das maiores cidades de nosso planeta, um Panda cairia como uma luva, não acham?

4 comentários:

  1. Cheguei a ver um desses na fronteira com o Uruguai em 2010, pena que não deu tempo de tirar ao menos uma foto.

    ResponderExcluir
  2. Agora que eu lembrei: o Fiat Panda dessa geração teve a peculiaridade de ser um dos poucos modelos a dispor tanto de ao menos um motor longitudinal quanto motores transversais, no caso o de 2 cilindros refrigerado a ar sendo o longitudinal e todos os outros transversais. E o motor de 903cc dessa versão da matéria chegou a ser usado no 147 quando foi montado no Uruguai a partir de kits CKD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado, meu caro!
      Outra versão que gosto muito é a 4x4, lançada em 1983 e projetada em parceria com a Steyr-Puch, vendeu bem naqueles tempos.

      Grato pela visita e os seus ótimos comentários!

      Excluir
    2. Eu também gosto do Panda 4X4. Um modelo bastante versátil, e que chegou a ter aplicações militares.

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!