sábado, 4 de dezembro de 2021

E que tal um Verona da Volkswagen? (1990)

Vocês certamente já conhecem a história da união entre a Ford e a Volkswagen em 1987, empreitada conjunta que resultou na Autolatina, verdadeira comunhão de esforços de ambas para melhorar a participação no mercado (sobretudo Ford) e diluir os pesados custos com desenvolvimento e aprimoramento de novos lançamentos.

Dentre os vários produtos daqueles tempos (desde o Escort XR3 renovado com o motor Volks AP800 até a aplicação do motor CHT no Gol CL), os mais lembrados são os lançamentos conjuntos Logus e Pointer, além das versões gêmeas, como o Versailles e a Royale, releituras Ford do Santana e da Quantum, respectivamente.

Hoje vamos recordar do Apollo, versão Volkswagen do Ford Verona, lançada em 1990 com boas expectativas de venda, conforme podemos ler da rápida apresentação feita pela edição de julho daquele ano da revista O Mecânico:





A proposta da Volks era mais esportiva, como, aliás, podemos perceber do acabamento da versão GLS, à exemplo das rodas de liga com desenho semelhante àquele aplicado no Santana Executivo, caríssimo topo de linha da fábrica. Quem guiou o Apollo e conhecia o Verona sentia mais firmeza na suspensão, outro indício de que a versão Volkswagen do Escort Sedã era voltada mais à performance do que ao conforto absoluto. 

Mas nem mesmo a boa origem do projeto e a marca germânica garantiram o sucesso do Apolo: em 1992, ano em que recebeu direção hidráulica como opcional, foi substituído pelo Logus, com desenho mais moderno e com ampla publicidade. Uma pena, pois o Apollo, dentre tantos sucessos da Volks, deve ter sido o veículo que menos tempo esteve em produção... 

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