sábado, 4 de setembro de 2021

E que tal uma Saveiro a diesel? (1989)

Hoje fui abastecer meu veterano Uno Mille Eletronic 1993/1994 (vermelho Montecarlo, 197.000km rodados em pleníssima forma, vocês precisam ver!) e uma vez mais fiquei fundamente triste com o valor da nossa sofrida, alcoolizada, e cara gasolina. Afinal de contas, não é com um sorriso nos lábios que a gente paga R$ 5,80 a cada litro de combustível que entra no tanque (e nem os donos do posto que sempre abasteço estão felizes, o clima é de reclamação geral) e cada motorista, sobretudo os que usam o veículo como ferramenta de trabalho, tentam esticar ao máximo cada gotinha do precioso e caro líquido.

Após voltar do caixa, carteira mais leve e pensamento meio macambúzio, vi passar pela rua uma flamante picapona prata-metálica, novinha em folha, ar-condicionado em pleno funcionamento (é inverno, mas a temperatura é de primavera, quase verão) para deleite do único ocupante daquela massa de duas toneladas fluindo pela rua por meio da propulsão de um motor diesel... De súbito, pensei: "poxa, e se meu Uno também fosse a diesel, seria mais barato de abastecer".

E na volta pra casa fiquei a imaginar como seria interessante ver o fantástico motor Fiat diesel equipado no meu simpático carrinho e lembrei da adaptação relativamente comum feita nos anos 80 e que muito vi rodar na infância e adolescência: a Saveiro diesel.

Disse, num dia desses, que a legislação não permite que veículos com menos de uma tonelada de capacidade de carga e/ou tração em todas as rodas com sistema de redução sejam movidos pelo motor construído para gerar energia mediante o ciclo inventado por Rudolf Chirstian Karl Diesel; porém, um cochilo legislativo criado em 1985 permitiu que veículos com capacidade de carga superior a 545kg poderiam receber um motor movido a óleo. 

Sim, a Resolução n. 655/1985 do Conatran afrouxou os limites até então vigentes, tanto que furgões originalmente movidos à gasolina ou álcool poderiam receber unidades diesel, além de veículos que comportassem 15 passageiros e os utilitários que levassem mais de 545kg de carga, daí porque, quase que imediatamente, o pessoal da época se lembrou que a Volkswagen vendia um motor a diesel para a Kombi, perfeitamente adaptável à Saveiro.

Sucesso pode ser uma palavra forte, mas não era tão incomum ver especialmente a Saveiro (dada a facilidade de conversão a motor diesel facilitada pela existência da unidade a venda com facilidade no mercado, coisa que a Fiat não se preocupou em fazer), e o resultado não era ruim, conforme podemos ver da avaliação feita por Luiz  Bartolomais Júnior (ilustrada pelo saudoso Mituo Shiguihara), publicada na edição n. 330:



E a turma da revista Oficina Mecânica deu até as dicas para quem se animasse a instalar um novo propulsor na Saveiro, conforme o interessante guia publicado na edição n. 19, escrito por Jane Lopes e Ricardo Caruso (com imagens de Hamilton Penna Filho):





E sabem o motivo pelo qual você dificilmente se verá uma Saveiro 1989 em diante com motor a diesel devidamente legalizado? É que a Resolução n. 655/1985 do Conatran foi revogada pela Resolução 727/1989, o que deu fim à festa. Pena, pois seria interessante ver pequenas picapes movidas a diesel, mais ainda se pudesse ter um Uno diesel e fazer 20km com um litro de óleo enquanto rodaria maciamente a uns 80km/h, ouvindo uma boa música no rádio e curtindo a vida com calma e tranquilidade...

6 comentários:

  1. Um tio meu adaptou esse mesmo motor num Suzuki Vitara, e apesar de não ser nenhuma usina de Capivari de Baixo em termos de potência fazia 18km/l com o pé embaixo. Uma coisa que me chama a atenção é que esse motor tem o mesmo curso dos AP 1.8 a gasolina ou a álcool, maior que nos AP 1.6 a gasolina ou a álcool, e portanto os pistões são mais estreitos. Tanto que na África do Sul foi possível fazer uma versão do 1.8 a gasolina para usar deitado, como o próprio 1.6 a diesel tinha que ser montado na Transporter T3 por causa da altura do compartimento do motor.

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    1. 18km/l é algo muito animador, perfeito para viagens longas quando o preço da gasolina ameaça ultrapassar a alta barreira dos seis reais rumo aos sete...

      E quanto ao projeto do motor, a Volks sempre foi muito inventiva e sabiamente aproveitava peças e projetos entre seus modelos, decisão inteligente e que hoje é o padrão do mercado.

      Grato pela visita!

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  2. aqui no Paraguay tem fiorino e uno a diesel de montao ...

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    1. E o que originalmente não tivesse a diesel, os paragua davam um jeito de adaptar motor Toyota.

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    2. Aqui a nossa legislação proíbe, mesmo pra uso em taxi. Uma pena, pois se pudesse teria um, hehe. Saludos!

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  3. Vi recentemente uma Saveiro G3 a diesel, com o motor 1.9 SD ainda de injeção indireta (só o SDI já era com injeção direta), e placas uruguaias.

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