Semana passada falamos do quão desejável seria ter uma Saveiro com motor a diesel Volks adaptado (inclusive legalmente, por meio uma estreita janela legislativa já fechada) e nada mais justo do que falar de uma picape que já saia da fábrica com motor a diesel: a Ford F-1000, lançada no já distante ano de 1979, mas com fãs até hoje.
A F-1000 não era apenas um simples instrumento de trabalho, mas um veículo confiável, razoavelmente econômico e até confortável (sobretudo se o comprador lançasse mão das alternativas aftermarket, à exemplo de um condicionador de ar e bancos individuais mais macios), que fez muita gente sonhar com a possibilidade de enriquecer subitamente e poder ter uma dessas na garagem de casa. Mas para quem não conseguiu realizar esse sonho, deixo, então, uma reportagem de Paulo Celso Facin (ilustrada por Alex Soletto) publicada na nossa Motor-3 (edição 27, de setembro/1982), que nos contou como é guiar uma picapona dessas:
A F-1000, à época, não dispunha de motor com superalimentação (coisa que só veio em 1990, com a F-1000 turbo, inesquecível pick-up nacional...); contudo, o motor MWM D 229-4 não fazia feio e apresentava uma durabilidade proverbial: não é tão incomum ver unidades destas ainda na lida, lutando para sustentar o óleo de cada dia.
Até por volta de 2018 eu costumava ver com alguma regularidade uma F-1000 dessas primeiras com pintura bicolor e as calotas originais num bairro da região central de Porto Alegre. Quanto às primeiras versões turbo, eu lembro que um colega do meu pai na FAB teve uma preta, com aquelas faixas decorativas laterais características.
ResponderExcluirE com relação ao conforto, mesmo com uma suspensão mais voltada ao uso severo com cargas pesadas, um bom conjunto de bancos era capaz de atenuar e muito os solavancos ao trafegar por trechos com alguma irregularidade na pista. Em algumas transformadas para cabine dupla, já cheguei a ver até sofá-cama instalado.
Semana passada cruzei com uma F-4000 com a pintura bicolor (marrom com dourado), em pleno trabalho, mas ainda dava pra salvar. Apesar de gostar mais dos Chevrolet em geral, tenho especial simpatia pela Ford F-100 e F-1000, lembro-me de várias e várias transformadas com sofá-cama, televisor de 5' colorido (um luxo, quando sintonizava) e outros tantos confortos. Bons tempos!
ExcluirDessas transformações para cabine dupla eu lembro. Mas com TV de 5" eu via mais aquelas em preto e branco mesmo.
ExcluirOlá, teria algum manual técnico expecifico de montagem delas
ResponderExcluirNão disponho desse material, mas sugiro que você entre em contato com clubes de proprietários da F-1000, talvez alguém tenha o Manual de Oficina e demais informações mais técnicas sobre a picape, boa sorte!
ExcluirQual a edição da Motor3 que saiu está avaliação?
ResponderExcluirEdição 27, de setembro/1982.
ExcluirCuriosamente a Ford Série F brasileira 72/92 só saiu de fábrica com as lanternas traseiras BICOLORES exclusivamente nas linhas 1987 e 1988, herdadas da Pampa 82/88, que por sua vez as herdou da Ford F-Series americana 67/72 e do Ford Bronco 67/87. É cada coisa tão exótica!
ResponderExcluirBem observado, caro anônimo, tinha a impressão de que a lanterna bicolor era mais antiga nos modelos F1000. E essa ideia de aproveitamento de peças é até comum nas montadoras, desde revestimento de tecidos até peças como rodas, calotas, maçanetas (nisso a Volks é campeã), tudo para economizar algum dinheiro no projeto e na compra de peças.
ExcluirGrato por compartilhar a informação, volte sempre!