domingo, 16 de maio de 2021

A resistência de um Del Rey 1981

Em 03/08/1981 um Ford Del Rey quatro portas, com acabamento standard (posteriormente denominado pelo mercado como Del Rey prata), motor 1,6 movido a gasolina, pintado na bela cor turquesa metálica, com chassi de número LB8JZA04499 e equipado com alguns opcionais (pneus 185/70 SR 13, transmissão com cinco velocidades, ar quente, encostos de cabeça para os bancos dianteiros e a pintura metálica) foi faturado no distribuidor Companhia Santo Amaro pelo preço de Cr$ 951.570,00. E após receber as chapas MR-3218 - São Paulo/SP, o sóbrio sedan foi entregue à equipe da revista Quatro Rodas para mais um teste de longa duração.

Sim, mais, um pois, como a gente sempre gosta de lembrar, a Editora Abril adquiria, dentre as suas compras habituais, um automóvel para testá-lo por dezenas de quilômetros, avaliação que se iniciou no já distante ano de 1973 com uma Variant (a qual percorreu 30.000km) e foi aperfeiçoada com o desmonte de um Uno CS em 1986, após 50.000km de uso, rotina esta ampliada para 60.000km e até mesmo para 100.000km em algumas ocasiões muito especiais.

Nenhum outro Del Rey foi submetido ao severo teste, mas, nem precisava: apesar de ter apresentado alguns defeitos (o crônico defeito de vibração no escape e a inaceitável montagem de cinzeiro de outra cor no painel, atribuída à escassez de peças motivadas pelas greves de então), nada houve de grave a desaconselhar a compra, conforme se pode ver (e ler) a seguir:














Será que este Del Rey ainda existe? Sei que não sobraram muitos - sobretudo os de quatro portas - para contar a história, mas seria muito interessante rever esse carro novamente, até para saber como os simpático Ford se comportou após quarenta anos de uso.

Um comentário:

  1. A última vez que eu vi um Del Rëy com 4 portas imaculado foi em Florianópolis, no estacionamento da Droga Raia naquela rua onde fica a matriz do laboratório Santa Luzia. O último que eu vi em Porto Alegre já estava bem surrado.

    ResponderExcluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!