sábado, 17 de abril de 2021

Catálogo da semana: Volkswagen Parati Surf (1995)

Nascida em 1982 com o pomposo nome de Volkswagen Voyage Parati, a perua focalizada logo perdeu a identificação com o sedã da linha Gol logo nos primeiros meses: afinal de contas, a perua Volks tinha personalidade de sobra pra isso - e não fazia feio perante às concorrentes da Ford (Belina), Fiat (Panorama) e Chevrolet (Marajó). Moderna e funcional - a não ser pela ausência de um par extra de portas, providência não muito requerida pelo mercado -, a Parati fez sucesso e teve diversas versões e séries especiais, à exemplo desta Surf, cujo catálogo é cortesia do excelente site TheSamba:




A simpática série especial (feita com base no acabamento CL) trouxe alguns itens novos de baixo custo (o adesivo resinado com destaque na contracapa do catálogo é um exemplo), faixas decorativas, volante da Quantum e faróis de milha com a base no para-choque. A cor exclusiva era azul Havaí metálica, muito bonita, por sinal.

Aliás, meu primo, funileiro de longa data, contou-me dia desses que na época do lançamento da versão Surf apareceu uma moça muito assustada com uma Parati Surf com menos de 1.000km rodados e com um tremendo amassado na tampa traseira: uma manobra mal calculada fez o estrago e a jovem, esposa de um marido muito cioso com seu veículo, encomendou um conserto rápido e eficaz. O pátio estava cheio, mas os funileiros - inclusive meu primo - trabalharam rapidamente e o efeito foi quase mágico, o marido nem sequer desconfiou do "batismo" na traseira... 

É uma pequena anedota (verdadeira) que põe a gente a pensar: será que aquele carro anunciado como impecável é realmente impecável mesmo? Pode ser que sim, pode ser que não... Na dúvida, consulte um especialista, pois nem sempre o próprio dono sabe os segredos que revelam uma linda lataria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!