Dentre os carros nacionais, um dos que mais tive contato na infância/adolescência foi com o Fiat Elba, pois meu pai teve uma destas CSL quatro portas vermelha metálico, modelo 1990 mas atualizado para 1991, já com a frente mais moderna. Mas a maior parte das que vi eram de duas portas, única versão de carroçaria disponível até o ano de 1990, quando a Fiat, finalmente, teve o bom senso de incluir no mercado nacional a versão quatro portas vendida para os mercados exteriores (inclusive na Itália, onde era vendida sob a marca Innocenti, também da Fiat).
De todo modo, as Elba de duas portas - que, à época do lançamento, poderiam ser vendidas nas versões S (básica) e CS (a mais completa) - são bonitas e interessantes, como a que foi testada e fotografada por Roberto Negraes para a revista Motor-3 (edição n. 70, de abril de 1986), cuja íntegra nós reproduzimos agora:
De fato, a versão perua do Uno não vendeu muito, mas, posso garantir, é das mais práticas e interessantes, com um porta malas desconcertante e uma estabilidade altamente divertida. Para levar a família e bagagem numa estrada de curvas apertadas, com conforto e economia, não andei em perua melhor, sobretudo se for a versão quatro portas!
Eu via muita Elba na época, o Prêmio que era mais incomum apesar de não ter sido exatamente uma raridade.
ResponderExcluirCuriosamente, eu os via em igual proporção, mas, de uns anos para cá, até as Elba mais modernas (pós-1991) sumiram, pior ainda os Prêmio e o Duna - este último que só vi um há muito tempo atrás, em mau estado de conservação, todo corroído...
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