segunda-feira, 8 de julho de 2019

Teste Ténico: Chevette 1978

Dia desses eu estava revirando os meus guardados e achei esta edição da revista Oficina Quatro Rodas, editada pela Abril nos anos 70 e que não durou muito. Tenho quase todos os exemplares e neles encontrei este interessante teste, tocado pela criteriosa equipe, que procurava detalhes técnicos mais aprofundados do Chevette para o ano de 1978:
 
Era uma revista pensada para os que gostavam muito de mecânica em geral, note as dicas para regular motos e até mesmo criar uma ponta de provas.
Trata-se de um material inédito na internet até onde pude checar - e é interessante notar que a revista, à exemplo do que fazia a Auto Esporte, testava a aerodinâmica dos modelos nacionais. A maior curiosidade estava em saber se as novas linhas da dianteira trouxeram efetivamente algum ganho no corte do ar, o que vocês podem verificar ao longo do texto.
 
Aqui temos a quebra de um antigo paradigma: a potência anunciada (bruta) é sempre inferior àquela que se afere diretamente nas rodas do veículo. O Chevette dispunha, bem reguladinho e em bom estado, 48cv.




 
O Chevette é um carro dos mais interessantes, como sempre faço questão de escrever aqui. E nem mesmo o passar do tempo, mais de quatro décadas para ser mais exato, fez com que o pequeno sedã deixasse de ser uma opção válida para transporte e curtição.

4 comentários:

  1. Show de matéria, espero que continue postando mais matérias como esta, sempre tive curiosidade de saber a real potência desses carros!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Welton!
      Tenho outras edições da revista com avaliações idênticas, a ideia é disponibilizar tudo aqui no blog.
      Grato pelo interesse e pela visita, brevemente teremos novidades!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Às ordens, o objetivo do espaço é compartilhar conhecimento automotivo entre todos nós que somos entusiastas desse universo.
      Grato pela visita e o comentário!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!