segunda-feira, 24 de junho de 2019

Catálogo da Semana: Picapes Chevrolet Série 10 (1989)

Um amigo nosso, Bruno Bezerra, comentou dia desses sobre as picapes Chevrolet da Série 10, produzidas a partir de 1985, com a re-estilização da linha. São caminhonetas que se tornaram escassas atualmente, porque a maioria das sobreviventes que vemos na lida são da Série 20 (quase todas com motor a diesel Perkins), o que torna uma A-10 ou C-10 daquela época uma picape difícil de se ver.
 
Pra começar a falar delas, trago aqui para vocês um excelente catálogo da Série 10 de 1989, cortesia do extinto site Caminhão Antigo Brasil, de que tanta saudade temos e torcemos para que logo volte ao ar:


As picapes da Série 10, como podemos ver do prospecto, carregavam no máximo 600kg de carga (com caçamba metálica, claro) e, por conta disto, não poderiam ter motor diesel, graças às normas da época: para ter uma unidade motriz acionada por óleo diesel, só com algumas regras, a começar pela capacidade de carga, que tinha de ser maior do que 1 tonelada. Então, nunca tivemos D-10 a partir de 1985, se ver uma, desconfie.
 
Quanto à proibição, a Chevrolet, lá em 1979, ao lançar a primeira picape com motor a óleo diesel, teve de usar a denominação D-10/1000, significando que o seu novo utilitário carregava 1000kg nas costas (na época, por uma questão de oportunidade, a GM logo tratou de lançar a A-10 e C-10/1000).
 
 
A Série 10 (de 1985-1992) poderia ser comprada, no começo, em três versões: chassi com meia cabina (só vinha com capô e painel, sem portas), cabina e chassi (sem caçamba) e a picape. A Série 10, no entanto, não contava com as opções de caçamba longa e cabina dupla, disponíveis apenas para a Série 20. Nem mesmo a opção de tração nas quatro rodas, que nunca teve fama boa, esteve disponível para a Série 10.
 
E ao contrário do que até eu imaginava, não havia uma hierarquia de acabamento entre as Séries 10 e 20: todas as picapes recebiam as mesmas opções de acabamento e opcionais, sem maiores problemas. Talvez a maior diferença estava na utilização: a Série 10 era destinada ao lazer (e eventualmente à transformação em cabine dupla nas mãos das muitas transformadoras da época), a Série 20 era mais vocacionada ao trabalho (à exemplo da D-20, que tinha um irresistível apelo para a economia, graças ao preço baixo do combustível em relação ao álcool e mais ainda à gasolina).
 
O baixo número de vendas das picapes da Série 10 pode ser consequência do custo-benefício: quem poderia comprar uma Série 10, investia mais uns cobres e levava uma picape que carregava mais carga e poderia contar com motor diesel (com mais alguns cobres ainda, porque a D-20 era cara), um sucesso de vendas e de resistência até hoje.

7 comentários:

  1. Eu não sabia que a Série 10 tinha durado até 1992, bem legal saber. Acho tão estranho uma D20 com um emblema escrito "C10", rs!... não combina com as linhas parrudas da eterna D20. Já falando das D10 antigas, eu já vi na net algumas com o emblema "1000" na lateral, e lendo essa postagem descobri o porquê disso.

    Se não me falhe a memória também havia as C20 Custom S, com acabamento mais modesto e equipada com o motor de Opala (4.1 6cc). Ah, Douglas, vê se você encontra (se possível) dados mais detalhados sobre a versão "B10" da pickup D20, que foi até modelo de exportação destinado ao Oriente Médio.

    Abraço, aguardo mais postagens!

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    1. Adendo:
      Estou montando uma comunidade online para se discutir mais amplamente sobre a D20 e suas derivadas.
      Este é o link do canal: (https://youtube.com/channel/UChJqTRHMtSZKHcPJUyCTkZQ). Pretendo fazer um site sobre isso, mas nada está confirmado ainda.

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    2. Sim, a Chevrolet fez questão de ressalvar a maior capacidade de carga para poder usar o motor diesel sem maiores problemas; engraçado que a Toyota Bandeirante, por ter tração nas quatro rodas, poderia usar o motor a diesel (acredito que era por conta da possibilidade de tracionar mais de uma tonelada).

      Eu me lembro das C20 e das D20 Custom S (em especial uma D20 Custom S de cabine longa do departamento de infraestrutura de Santa Catarina - Deinfra, que rodou anos a fio), eram usadas para trabalho e poucas resistiram... A Veraneio também tinha essa versão de acabamento (como a que foi testada pela Quatro Rodas em março ou abril de 1989).

      A B-10 é das mais interessantes, mas, por enquanto, não achei dados muito concretos sobre ela. Achei algumas no Kwait e outros países daquela região, todas a gasolina. Continuarei com as pesquisas e avisarei assim que tiver uma novidade!

      Abraço e me mande um e-mail, gosto muito das picapes Chevrolet(douglasantunespacheco@gmail.com)

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    3. Excelente iniciativa, conte comigo nessa empreitada! Meu acervo está às ordens!

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    4. Obrigado pela força! Vou enviar e-mail sim, mas falando da B10, confere só essa foto publicada no Insta, dá para ver uma B10 vermelha ao lado de uma Suburban: (https://instagram.com/p/Bh3jE-PnfTB).
      O dono do perfil é um sujeito árabe. Pesquisando sobre a B10, descobri uma possível hipótese desse modelo ter chegado no Oriente Médio: contrabando de carros! Existem um monte de veículos americanos rodando pelo OM, muitos deles são Suburban's!

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    5. Eu tive uma B10 1986, quando tive ela não sabia se tratar de um modelo tão raro, se soubesse não havia vendido, ela era vermelha, o que me lembro que diferenciava dos modelos mais comuns era wue ela tinha ar condicionado, e o interior todo em vermelho, inclusive o painel, e também o teto, que não possuia o famoso " esfria chifre" o teto tinha chapa reta.

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  2. Boa noite eu tenho uma c 10 custom 89 um luxo

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