segunda-feira, 20 de maio de 2019

Propaganda da Semana: Linha Chevrolet 1979


Hoje mesmo eu ouvi, casualmente, mais de uma pessoa a reclamar dos preços dos carros novos. Automóvel, aliás, nunca foi um objeto barato, mas, talvez por uma questão de dificuldades econômicas conjunturais (e gerais) o sonho de tirar um carro novo na revenda parece ser cada dia mais difícil.

E um dos interlocutores que reclamou para mim dos altos preços até fez uma consideração: "além disso, os carros de hoje são meio sem graça, né? Antes era tudo mais luxuoso, aparentemente". Ele fez questão de lembrar de um Opala que o pai dele teve em tempos idos, e qualidade dos materiais usados no acabamento interno surpreendeu o amigo que, à época, era um moleque de dez anos.

Concordei com o meu interlocutor: já não temos mais carros tão interessantes como os de antigamente, até mesmo pela opção de escolher a cor do interior, hoje engolida pelo custo de produção, coisa que a Chevrolet, ao longo dos anos, fez questão de demonstrar, como fez na linha 1979:

Achar um volante vermelho para um Opala nos dias de hoje é um pesadelo... (fonte: blog memoriasoswaldohernendez.com)
É certo que o interior não era rigorosamente monocromático. Detalhes como o pomo da alavanca de câmbio (e as teclas do rádio) de todos os modelos, além da moldura dos instrumento e de algumas partes do painel dos Chevette, não acompanhavam as cores; mesmo assim, o acabamento impressionava pelo detalhamento acima da média.

Note que os cintos de segurança, tapetes e forro de teto eram sempre da cor escolhida, tudo executado com capricho, coisa que hoje não temos. Mesmo que você insista, a Chevrolet não vai te vender um Cruze novinho com interior vermelho.

Até pode ser que seriam poucos os interessados em um interior escarlate (ou mesmo bege). Mas é uma pena que o custo final do produto (que é tão caro) desestimule a oferta de opções de cores. Afinal, se o carro é tão caro, o consumidor ficaria feliz em personalizar um pouco mais o seu possante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!