segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Os novos GMC PD-4104 da Cometa (1954)

Depois de um tempo, regresso ao espaço de sempre; a correria do dia-a-dia fez com que o tempo, artigo tão em falta, tornasse escasso aqui. Mas ai eu tropecei, meio sem querer, em uma interessante reportagem sobre os muito interessantes veículos rodoviários adquiridos do exterior, novos e modernos. Isso foi em 1954, as proezas dele são muito comuns hoje, mas imagem, senhoras e senhores, rodar com um coletivo de suspensão suave, motor possante e ar-condicionado em boa temperatura naqueles tempos era algo muito, muito fora do comum...

Talvez pelo inédito (ou pelo nada usual) emprego de ônibus tão modernos, a revista Automóveis e Assessórios, edição de abril de 1954, deu amplo destaque à aquisição, cujo teor da reportagem trago abaixo, cortesia da Biblioteca Nacional e seu precioso e louvável trabalho de digitalização:




A matéria nada fala, talvez pela empolgação: o modelo novo é o PD-4104, fabricado pela GMC estadunidense, empurrado por um vigoroso motor dois tempos de urro inesquecível e potência bem razoável a um motor sem turbo alimentação. E para suprir ainda mais a falta, segue um interessante catálogo sobre o propulsor, produzido pela Detroit Diesel (subsidiária da enorme GMC), com detalhes mais apurados, localizado no Google, infelizmente sem fonte:


Se você digitalizou o arquivo e fez o upload, favor avisar para eu dar os devidos créditos.

Já vimos, dia desses, como alguns foram transformados em novos ônibus, agora Ciferal. Algumas unidades estão ainda vivas, tão vivas como as memórias de que fez a prestigiada Rio-São Paulo num desses macios PD-4101 da Cometa...

Um comentário:

  1. Uma época que veículos de projeto americano ainda eram referência, e a bem da verdade creio que o motor Detroit Diesel pudesse até chamar a atenção mais por ser a diesel que pela tecnologia aplicada. Também é curioso que, apesar de motores Diesel 2-tempos serem hoje muito menos conhecidos no Brasil, ainda é usado pela Mercedes-Benz um sistema de injeção direta que usa bombas injetoras individualizadas e integradas aos bicos injetores, mas com os controles eletrônicos que na época desse modelo americano poderia soar mais como devaneio de ficção científica...

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