sábado, 21 de outubro de 2023

Propaganda da semana: Linha Charger (1973)

Não é nenhuma novidade dizer a vocês que os veículos do ano seguinte geralmente são lançados de modo antecipado; exemplo muito recorrente é o Monza 1986 que a Chevrolet lançou na metade de 1985 com muitas mudanças positivas, algo que certamente irritou vários compradores de um carro novinho e já um tanto desvalorizado...

Mas o pessoal da Chrysler, ao menos para o ano de 1973, não chegou assim tão cedo. Basta a gente ver o anúncio que abaixo apresento (cortesia da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina e o seu ótimo trabalho de digitalização da vasta hemeroteca), publicado na edição de 08/12/1972, já véspera de 1973, a pedido do concessionário da região, a Meyer Veículos:


A linha 1973 trouxe novidades estéticas, principalmente em questão de faixas e a frente com esse par de grades individuais a esconder dois pares de faróis (note que o Charger tem o logotipo 'Dodge' acima do capô, em vez do R/T ao lado). Se pudesse, ah se pudesse, pediria um R/T equipado com ar condicionado pra andar confortável e um tanto rápido nas estradas daquele já distante ano de 1973...

3 comentários:

  1. Pior que eu não posso nem pensar em um produto estadense, pois hoje estou convencido de que um Nissan Skyline ou Toyota Celica da época seriam melhores pra mim. Ambos já tinham carroceria fastback e excelentes motores de 4 ou 6 cilindros, menores porém mais espertos e econômicos. Ainda hoje me pergunto como a Chrysler conseguiu sobreviver no Brasil, já que se Nissan ou Toyota tivesse sido mais espertas, teriam acabado inclusive com o mercado de Ford e Chevrolet no próximo mês que decidissem vender seus compactos.

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    1. Já vi um Corolla '72 em Porto Alegre. Talvez pudesse ter sido uma pedra no sapato do Fusca, e feito a Toyota ficar com uma imagem menos estereotipada aos olhos do público urbano naquela época.

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  2. Um ano no qual ainda havia concorrência com os importados, e de certa forma os Dodge eram até competitivos. Já hoje o máximo que se vê de competição equilibrada é entre pick-ups médias feitas aqui e as importadas da Argentina.

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